Review | Flynn & Freckles

Flynn & Freckles é um jogo de plataforma 3D desenvolvido pelo estúdio Rookie Hero Games. O jogo foi lançado no Playstation 4 no dia 16 de Maio de 2018.

O Enredo

Flynn & Freckles é protagonizado por Flynn, um jovem pirata que embarca numa jornada perigosa para encontrar o tesouro do Capitão Freckles, um velho pirata que comandava os Sete Mares com o auxílio de seu maior tesouro: A Banana Dourada.

Com o passar dos anos, Freckles acabou ficando paranoico, trancando-se em sua ilha. Logo, uma lenda surgiu, afirmando que a alma do capitão ficou aprisionada em sua espada. A pessoa que libertar a alma do poderoso pirata, ganharia todos os seus poderes.

Pelo enredo, já é possível deduzir que o game utiliza diversos clichês da mitologia dos piratas. Além disso, o jogo apresenta elementos de certa forma infantis para atrair uma audiência mais jovem. A jogabilidade simples e os visuais cartoonescos foram fortemente inspirados no clássico Zelda.

Naufrágio

Apesar do conceito promissor, a execução certamente passou longe do ideal. Flynn and Freckles apresenta sérios problemas que prejudicam e muito a experiência com o jogo, gerando frustração, ódio e muitos xingamentos! Similar a jogos como Crash e Spyro, os trechos que envolvem pular de plataformas demandam um nível extremo de precisão, no entanto, o jogo sofre de diversas instabilidades técnicas, causando a morte do jogador, mesmo pulando da forma necessária.

Como se já não bastasse, os controles não são tão responsivos quanto deveriam, aumentando ainda mais a frustração dos jogadores. O problema se agrava no último chefe do jogo, onde é necessário pular de forma constante e precisa para evitar levar dano e consequentemente, a morte. Por conta do delay nos comandos, a batalha se torna um grande teste de paciência e persistência por parte do jogador.

O level design do jogo é extremamente linear e simples, incapaz de gerar qualquer dificuldade para os jogadores. Como já foi dito acima, o inimigo mais poderoso do jogo é a jogabilidade defeituosa. O pouco, quase nada, de complexidade existente no jogo é gerado graças a pequenos elementos como as Bombas, que tornam possível a destruição de paredes ocas, e o pulo duplo, que é desbloqueado no meio da história do jogo.

Conclusão

Flynn & Freckles tinha tudo para ser um jogo de plataforma divertido e de certa forma inovador graças a sua temática centrada em piratas. No entanto, o resultado final foi precisamente o oposto. Com personagens desinteressantes e jogabilidade extremamente imprecisa, é recomendável passar o mais longe possível do título. O único motivo existente para se aventurar no universo do jogo é para obter um troféu de platina fácil, porém, enlouquecedor. Felizmente, é possível obter todos os troféus do jogo em cerca de 5 a 6 horas, diminuindo o sofrimento de quem joga.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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