Review | FIFA 19

O FIFA 19, nova edição do clássico simulador de futebol da EA, teve algumas mudanças em relação a sua versão anterior, principalmente nos quesitos jogabilidade, design do lobby e novos modos de jogo.

Jogabilidade

A forma com que você passa e recebe a bola sofreu algumas alterações, agora existe menos assistência com relação a esse aspecto, é preciso ajustar melhor a força, o direcional e posicionar melhor o jogador para realizar um passe. Os chutes também sofreram alterações, agora existe um “segundo tempo de chute”, onde você pode pressionar o botão de chutar novamente para ajustá-lo melhor. A chance de executar chutes de efeito também aumentou, tornando mais simples fazer um gol de bicicleta ou voleio.

Os dribles sofreram algumas alterações, agora sendo possível levantar a bola pressionando o analógico direito, possibilitando dribles, passes, lançamentos e até gols diferentes. A marcação não sofreu muitas alterações, agora parece que os times se comportam de forma mais fechada, porem o delay do “bote” ainda existe. Um novo comportamento bem legal é que agora existe um cursor branco no jogador que será controlado caso você decida mudar a seleção.

Resultado de imagem para fifa 19 lobby

Design

As cores do jogo mudaram, mas a interface continua a mesma, agora um ciano e um rosa são as cores principais. Um dos grandes desafios imagino que tenha sido a mudança da capa do jogo, CR7 tinha acabado de anunciar sua ida para o Juventus quando o jogo foi anunciado, CR7 ainda estava com a camisa do Real Madrid na capa.

Modos de Jogo

Agora existem novos modos de jogo, fora os já conhecidos FUT e ProClubs, é possível jogar um modo que simula a Champions League. Há também um modo em que as regras são configuráveis, onde por exemplo gols de cabeça valem 2. Outra novidade nas configurações de partida é a possibilidade de dar gols para o adversário antes da partida começar e configurar um tipo de handicap onde é possível mudar o nível da IA dos jogadores de ambos os lados.

Contudo, o modo mais inovador fica para o “Death Match”, onde a cada gol realizado o time que fez o gol perde um jogador, podendo perder no máximo 5 jogadores.

A jornada

A Jornada, modo campanha com narrativa do game, começa com um resumo de tudo que aconteceu no FIFA 18. Se sua conta estiver vinculada, algumas decisões feitas no jogo anterior interferem na jornada atual. O novo capítulo começa com uma partida antiga onde o avó do Alex, Jim Hunter, é o protagonista. A jornada está divida entre os personagens Alex Hunter, Kin Hunter e Danny Williams, ambos começando no treinamento dos seus times e tendo que mostrar que querem jogar muito nessa temporada.

Conclusão

Com algumas inovações e mudanças fundamentais na jogabilidade, FIFA 19 certamente dividirá opiniões. Contudo, o game permanece competente, divertido e deve trazer muitas horas de jogatina, seja nos modos single ou multiplayer.

FIFA 19 está disponível para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Esta review foi realizada com uma cópia do game para PS4 cedida pela Eletronic Arts.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *