Review | Dynasty Warriors 9

Dynasty Warriors 9 é o novo título da popular série Musou. Desenvolvido pela Omega Force, a nona entrada da franquia foi a mais ambiciosa de todas, introduzindo um mundo aberto. O game foi lançado no dia 8 de Fevereiro no PC, Playstation 4 e Xbox One.

O Enredo

O Modo História reconta a história do Romance dos Três Reinos em uma divisão de 13 capítulos. Assim como outros jogos da franquia, a história começa durante a Rebelião dos Turbantes Amarelos e vai até a Queda de Shu. Cada personagem tem sua própria história e nenhum personagem possui história nos 13 capítulos.

As histórias dos personagens duram até sua morte histórica ou até deixarem de ser relevantes para a história do país. Os três personagens iniciais são os patriarcas dos três reinos: Liu Bei, Cao Cao e Sun Jian, personagens recorrentes da franquia.

Cao Cao

A progressão de cada personagem ocorre de maneira separada, porém, as armas adquiridas e itens são compartilhados em um único inventário.

O Mundo de Dynasty Warriors 9

Como já era de se esperar de um jogo de mundo aberto, o mundo de Dynasty Warriors 9 é imenso e recheado de atividades secundárias. É possível explorar o mapa e ir atrás de tesouros, completar centenas de missões secundárias, pescar, caçar ou andar pelo mapa coletando recursos.

No entanto, o que o mapa possui de extensão, carece de profundidade. Os cenários são mortos e carecem de polimento. Em alguns momentos, o jogador chega até a pensar que está percorrendo um deserto sem fim. O mesmo pode ser dito pelo sistema de caça. Os animais não são responsivos e não apresentam nenhum desafio para o jogador. Até mesmo as presas mais letais como tigres e ursos lembram mais manequins do que animais em si.

Em suma, elementos como viagem rápida estão presentes no jogo, posicionando-se como mais uma imitação dos jogos do gênero. Até mesmo o sistema de torre visto em Far Cry aparece no jogo. Ao escalar os postos de vigia, o jogador descobre informações do mapa, revelando pontos de interesse.

Podemos summonar um cavalo a qualquer momento, ajudando e muito na exploração do mapa. É possível comprar cavalos mais velozes pela loja. Apesar de ser compreensível o uso desses sistemas, a Omega Force poderia ter usado um pouco mais sua ambição, procurando alternativas mais originais e dinâmicas.

Combate mais do Mesmo

Dynasty Warriors 9 foi anunciado com a proposta de revolucionar a franquia. Mas a revolução aparentemente ficou apenas nos papéis. O combate funciona de forma similar aos outros jogos da franquia. Os combos variam entre ataques regulares ou os poderosos especiais Musou. Uma pequena adição foi a customização dos ataques usando um Sistema de Jóias. Ao engatar uma jóia num item, os ataques ganham boosts significativos e efeitos especiais.

Outra pequena adição foi um sistema superficial de contra ataque baseado na série Arkham. Quando um inimigo estiver prestes a atacar, é possível apertar triângulo e finalizar a presa. O sistema de armas continua básico, seguindo a linha dos jogos anteriores. É possível forjar armas com ingredientes coletados pelo mapa.

Outro sistema arruinado foi a caça de animais. A inteligência artificial dos bichos é a pior possível, tornando o sistema completamente dispensável.

Exército de Problemas Técnicos

Os principais defeitos de Dynasty Warriors 9 residem na parte técnica do game. Quedas constantes de FPS e uma quantidade considerável de bugs arruínam a experiência e destroem qualquer tentativa de imersão do jogo.

Apesar de alguns trechos apresentarem centenas de inimigos na tela, o defeito não pode ser perdoado visto que se trata de um jogo atual. Apesar do jogo no geral ser um passo na direção certa, os defeitos incomodam muito, levando a frustração e a falta de vontade em dar prosseguimento ao game.

Conclusão

Dynasty Warriors 9 é um passo na direção certa que garantiu um novo potencial ao jogo. Infelizmente, o potencial não foi bem explorado pela Omega Force, resultando em uma experiência mediana, coberta de repetições e falta de profundidade.

A escala dos combates é impressionante, porém, a história do jogo carece de impacto e as missões secundárias deixam bastante a desejar. Com um pouco mais de mudanças na estrutura, uma repaginação gráfica e uma maior atenção para a parte técnica do jogo, Dynasty Warriors pode vir a se tornar um dos maiores jogos de mundo aberto do mercado.

A nova entrada da franquia é extremamente recomendável para os fãs, porém, caso você seja um novato na franquia, melhor aguardar por uma boa promoção. Um ponto positivo para os brasileiros é a existência de legenda em Português-Brasileiro no jogo! Excelente adição.

 

 

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *