Review | Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age
Uma das franquias mais icônicas do gênero de RPG na indústria dos games é Dragon Quest. Com mais de uma dezena de jogos, a franquia que conta com a arte de Akira Toriyama tornou-se um ícone do gênero e até hoje segue angariando fãs.
O último lançamento da franquia foi Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age que agora chega ao Nintendo Switch em sua versão definitiva, contando com conteúdos adicionais.
Retorno à lendária franquia
Dragon Quest é uma franquia que possui um lore gigantesco e uma história bem longa. Para aqueles que caírem de paraquedas neste game, talvez seja interessante uma pesquisada sobre o lore e o universo do game.
Contudo, a história deste jogo ainda funciona de maneira individual e deve entreter os mais novos no universo de Dragon Quest e certamente o farão correr atrás dos episódios anteriores.
Turnos sem tédio
Apesar de ser um ponto comum em games de RPG, as batalhas por turnos podem não agradar a todos os gamers. Momentos parados onde tudo que se pode fazer é aguardar os ataques dos adversários podem ser um tanto enfadonhos para alguns.
Contudo, Dragon Quest XI traz algumas mudanças a este estilo que mudam significativamente a forma como alguém pode encarar as batalhas por turnos. Apesar de ainda haver toda a logística da escolha dos ataques, o jogador ainda pode se movimentar pela área da batalha, o que confere uma sensação menos mecânica ao confronto.
Arte jogável
Não há mais o que discutir sobre o fato de games também serem arte. é e ponto final. Dragon Quest XI é só mais uma prova de como um jogo consegue encantar tanto visualmente quanto em termos de narrativa.
A arte do jogo está impecável, com o famoso estilo de Akira Toriyama, responsável por obras icônicas como Dragon Ball. O game está absolutamente lindo.
A narrativa também não fica para trás, contando com uma história envolvente com momentos tensos e outros bem humorados. Aqueles que valorizam uma boa história em um jogo se verão contentes com Dragon Quest XI.
Muito a explorar
É sempre um paradoxo encantador ver um game com um universo tão grande a ser explorado podendo ser jogado em um console portátil. Dragon Quest XI possui um mundo extremamente amplo, repleto de cidades, cavernas e regiões com diversas novidades a serem encontradas.
Se isso já era algo a ser apreciado nos consoles de mesa, agora em um console híbrido torna-se algo ainda mais impressionante. Levar todo o universo de Edria em suas mãos não é algo a se passar despercebido.
No Nintendo Switch
Como tem sido um padrão entre a maioria dos ports para o Nintendo Switch, o game funciona extremamente bem no console híbrido da Nintendo. Ainda com gráficos belíssimos, o game consegue trazer toda a experiência que outrora só era possível em um console de mesa para um aparelho que lhe permite jogar em qualquer lugar.
Com uma diferença sutil nos gráficos, o game permanece tão magnânimo quanto em seu lançamento original, retornando apenas com mais possibilidades do que anteriormente.
Versão Demake
Um dos detalhes mais simples, porém mais interessantes de Dragon Quest XI é a possibilidade de se jogar o game inteiro em uma versão nos moldes do game original, completamente em 2D.
O mais incrível é como o modo pode ser alternado de maneira simples e pouco burocrática durante a campanha, sem prejuízos.
Apesar de ser extremamente mais simples que a versão padrão, este modelo traz um tom nostálgico ao game, de modo a tornar bem interessante para aqueles que viveram o tempo dos RPGs mais antigos.
Funciona tão bem que poderia até se tornar uma versão a ser vendida em separado. É uma tendência que outros jogos poderiam adotar, especialmente para que pessoas com aparelhos menos poderosos experimentem o game.
Conclusão
Com uma história incrível e profunda, um universo amplo e cheio de coisas a serem exploradas, Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age torna-se um dos RPGs mais interessantes na biblioteca do Nintendo Switch.
Seja você um fã da longeva franquia ou alguém querendo um novo RPG para mergulhar, Dragon Quest XI é uma excelente escolha.
Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age S está disponível para Nintendo Switch e PS4. O game também está disponível na Eshop Brasileira.
Esta review foi realizada com uma cópia do game para Nintendo Switch cedida pela assessoria da Nintendo.