Review | Distraint: Deluxe Edition

Distraint: Deluxe Edition é um jogo de aventura em 2D desenvolvido por Jesse Makkonen e publicado/portado para os consoles atuais pela Ratalaika Games, a editora mais amada pelos caçadores de troféus e conquistas.

Na trama, assumimos o papel de Price, um homem que trabalha para três senhores ricos e inescrupulosos. Nosso trabalho é despejar pessoas de suas casas, algo que causa uma batalha pessoal entre coração e mente do protagonista. Não demora muito para que nosso personagem comece a se questionar sobre o que é certo e errado. Logo no começo do jogo uma série de acontecimentos inusitados começam a ocorrer depois de expulsarmos uma senhora de sua residência. Por ser um game curto e com um foco total na história, não darei mais detalhes acerca da trama. A única coisa que mencionarei é que a jornada é um tanto obscura, reflexiva e extremamente atual.

A Jogabilidade

Como mencionei acima, Distraint é um jogo 2D de aventura com foco na narrativa, portanto, não espere por complexidades na jogabilidade. As interações basicamente consistem em andar para trás e para frente, abrir o inventário e interagir com objetos.

Os puzzles existem mas nenhum deles demanda uma elaboração de estratégia. Não existe nada que cause dor de cabeça ou impeça o progresso, permitindo que o jogador aproveite a história sem maiores preocupações.

Outro elemento que acrescenta e muito na experiência é o excelente visual artístico que torna a obra mais rebuscada. Com tons mais obscuros enaltecidos pela utilização inteligente de iluminação, o jogo inteiro tem uma certa atmosfera de pesar e tristeza, o que combina bem com a narrativa.

Conclusão

Simples e provocador. Duas características que combinam perfeitamente com Distraint. Apesar de conter uma jogabilidade propositalmente simplória, é na narrativa que o jogo se sobressai, se tornando uma das obras mais peculiares e marcantes do acervo Ratalaika.

Esta análise foi feita graças a um código de Playstation 4 cedido pela Ratalaika Games.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.