Review | Devil May Cry – HD Collection

A geração do Playstation 2 foi como uma era de ouro dos vídeo-games. Muitos títulos que já haviam se consagrado na geração passada se reafirmaram, e muitas outras novas franquias fizeram o seu nome. Dentre as novatas, estava Devil May Cry, game de Hack and Slash que rapidamente tornou-se uma referência no gênero.

A série de games contava a história de Dante, um Nephilim (filho de anjo com demônio) que passa os seus dias exterminando demônios. Com um visual inusitado e extremamente estiloso, o game combinava o estilo hack and slash com armas de fogo, trazendo um combate único e inovador para a época.

Com o sucesso do primeiro jogo, lançado em 2001, não demorou para que um segundo chegasse. Contudo, a sequência não foi tão bem recebida quanto se esperava, mas ao menos pavimentou o caminho para o terceiro game, lançado em 2005, que por muitos é considerado o melhor da série.

Após o fechamento da trilogia no PS2, o game acabou perdendo espaço na indústria. Depois de um quarto game com recepção morna (apesar da qualidade) e um elogiado remake, Devil May Cry continua ainda sendo lembrado pelos seus primeiros três jogos.

É neste contexto que a Capcom traz para a nova geração a HD Collection que fora lançada para a geração passada. Com um refinamento nas texturas e 60fps, a coletânea traz os três primeiros games da franquia para a nova geração de consoles.

Por se tratar de uma remasterização, é de se esperar que não existam mudanças estruturais no game. A experiência ainda é a mesma dos games que foram lançados no início dos anos 2000. Apenas foi acrescentado suporte às resoluções modernas e uma taxa de FPS superior. Dito isto, para experimentar a coletânea se faz necessário ter em mente que se tratam de jogos desenvolvidos há quase duas décadas.

Para os fãs da franquia, a coletânea representa a oportunidade de rejogar clássicos que marcaram época, com texturas aprimoradas e em telas ainda maiores. E para muitos esta experiência será totalmente justificada e prazerosa.

Já para aqueles que não experimentaram os games em sua época de lançamento, é possível que estes jogos, especialmente os dois primeiros, causem certa estranheza. Desenvolvido em um período de alta revolução nos games, Devil May Cry traz mecânicas que para a época faziam perfeito sentido, mas que podem parecer desconfortáveis para alguns jogadores modernos. Com um esquema de câmeras limitado e momentos de jogabilidade mais “travada”, o jogador que se criou nas gerações atuais pode encontrar dificuldades no game. Algumas coisas no game não envelheceram tão bem.

Por outro lado, aqueles que entendem a proposta e abraçam a experiência, se verão bem satisfeitos. A trilogia possui, ainda hoje, uma história interessante e um alto fator diversão. Poder (re)experimentar um jogo do início dos anos 2000 com aprimoramento de texturas e rodando a 60fps, só agregam à experiência que já era sólida em seu primeiro lançamento. Com suporte ao 4K, o jogo está mais bonito do que nunca.

Vale ressaltar que por se tratar de uma remasterização, não existe uma real reformulação nos gráficos, que permanecem os mesmos do game original. Entretanto, o upscalling e o retoque nas texturas tornam o game mais bonito e mais e atrativo para o público atual.

Dentre os três games presentes na coletânea, o terceiro é o verdadeiro destaque. Considerado o melhor game da franquia, a experiência torna-se ainda melhor com as melhorias implementadas na remasterização. O jogo, que conta com personagens icônicos como Vergil, irmão gêmeo de Dante, continua tão divertido e empolgante como foi em seu lançamento.

Devil May Cry – HD Collection é um pacote recheado de ação e diversão em uma história bem interessante. O refinamento adicional em relação à versão lançada para PS3 torna a coletânea ainda melhor. Para os fãs da franquia, o lançamento representa uma nova oportunidade reencontrar Dante em sua trilogia inicial e reviver esta saga que marcou época. Já para os novatos e curiosos, esta é a oportunidade definitiva para conhecer games que fizeram a alegria de muita gente nos anos 2000, desde que entendam seu contexto.

Devil May Cry – HD Collection está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Esta review foi feita com uma cópia do jogo para Playstation 4 cedida pela Capcom.

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *