Review | Decay of Logos

Decay of Logos é um jogo de ação e exploração em 3D desenvolvido pela Amplify Creations e publicado pela Rising Star Games. Lançado no dia 27 de Agosto de 2019, o jogo se inspira em títulos como Dark Souls e The Legend of Zelda: Breath of the Wild para construir uma identidade própria. Contando com textos completamente traduzidos para o nosso idioma, será que o game é bom o suficiente para justificar sua compra em preço cheio? Vem com a gente para mais uma análise robusta do Capacitor!

O Começo

Similar ao Fable original, nossa aventura começa com o vilarejo de Ada, a protagonista, pegando fogo. Após derrotar um inimigo, encontramos os corpos dos pais da personagem mortos no chão e saímos da cidade. É nesse contexto que tudo começa. Nenhuma narrativa é apresentada de forma óbvia, nem mesmo tutoriais são expostos na tela. Tudo é exibido de forma similar a série Souls, ou seja, para sua livre interpretação.

O mundo do jogo é coberto de seres fantásticos, como ents, elfos e outros bichos mágicos. Se você prefere uma narrativa disposta de forma objetiva, talvez este jogo não seja pra você. Para entender bem as atrocidades que acontecem ao seu redor, você vai ter que explorar minuciosamente os mapas, interagindo com os escassos aliados que serão encontrados no caminho. Em algumas zonas é possível encontrar Conchas de Eco que contam mais sobre os acontecimentos daquele determinado local.

A Jogabilidade

É na jogabilidade que Decay of Logos bebe de suas duas principais fontes: Dark Souls e Zelda. A brutalidade da aclamada série da From Software está presente neste jogo independente. Praticamente todos os inimigos podem te eliminar facilmente com dois ou três golpes. Seja afobado ou desatencioso e isso custará sua vida. Também similar a DS, o jogo contém altares que permitem encher o HP e dormir, eliminando os debuffs que são dados ao jogador após a morte.

Sim, quanto mais você morre, mais você ganha um debuff como presente. Seus status como Força, Saúde e Stamina vão diminuindo a cada morte. O máximo a ser reduzido é 50%. Os números só voltam ao normal quando você dorme em um acampamento, portanto, já fique atento a esta mecânica.

As similaridades com Zelda são provenientes do sistema de equipamentos do game. Ao matar inimigos, é possível coletar as armas e armaduras que eles utilizam. No entanto, esses itens sofrem desgaste com o tempo, demandando que você colete armaduras e armas com uma certa constância. Eu não sou fã de utilizar um sistema de durabilidade em jogos de RPG, portanto, odiei bastante a implementação desse recurso no jogo. Vale mencionar que não demora pra você chegar a um vilarejo onde um ferreiro repara todos os seus itens sem cobrar nada por isso. Outro detalhe interessante é que cada equipamento altera o visual de Ada. Essa personalização em RPGs me agrada bastante, portanto, bola dentro do estúdio português.

O vilarejo em questão acaba servindo como um Hub, ou espaço social, para os personagens do jogo e até pra nós jogadores. A partir dele podemos alcançar novas áreas e aprender magias poderosas que facilitam e muito nos combates brutais do game.

A Progressão

Decay of Logos utiliza um sistema bem interessante de evolução. Os status de Ada aumentam gradativamente de acordo com o seu estilo de jogo. Ou seja, se você passa muito tempo matando inimigos com golpes físicos, sua força e stamina irão aumentar. No entanto, se você prefere explorar e resolver enigmas, sua inteligência e seu dano mágico irão receber incrementos. Todavia, as magias não são muito úteis no jogo. Para serem utilizadas, o jogador deve sacrificar um pouco do life que já é bem limitado. Use-as somente quando for necessário.

Problemas

Ao longo da minha jogatina, me deparei apenas com dois problemas. Ao descer escadas de forma rápida, a personagem meio que entra no chão e fica num looping infinito descendo a escada. O outro problema é que o jogo parece ficar contrariado quando você entra no menu de pausa. Ele simplesmente congela, demandando que você feche o jogo, muitas vezes perdendo todo o progresso feito.

Conclusão

Sem firulas e sem ajuda, Decay of Logos é um excelente jogo cheio de identidade que se inspira em grandes clássicos. Apesar dos pequenos problemas técnicos, que podem ser facilmente resolvidos com um patch, o jogo com certeza é merecedor de sua atenção. Ainda mais se você for um fã de games do gênero.

Esta análise foi feita com um código do jogo para Playstation 4 cedido pela representante da Amplify Creations.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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