Review | Chaos on Deponia

Chaos on Deponia é um jogo point and click desenvolvido pela Daedalic Entertainment. Originalmente lançado no PC, o jogo chegou aos consoles no dia 6 de Dezembro de 2017.

O Enredo

Chaos on Deponia é uma continuação de Deponia. No segundo jogo, Rufus, o protagonista, planeja  ir em direção a Elysium, uma cidade voadora lendária, para salvar o seu planeta Deponia. No entanto, os planos de Rufus são frustrados e ele acaba ficando preso em Deponia com Goal, a “princesa” do jogo. Por conta do acidente, a consciência de Goal fica dividida em três partes, onde cada uma é armazenada em um disco diferente. O objetivo do jogo é convencer cada parte de Goal a se tornar apenas uma, possibilitando a ida para Elysium.

A história é inteligente e acima de tudo, divertida. O roteiro do jogo aposta muito na comédia, inserida no jogo de forma subjetiva. O humor é inferido nas personalidades dos personagens, gerando boas gargalhadas.

Portabilidade Bem Feita

Por se tratar de um port feito do PC, existia uma certa dúvida acerca dos controles do jogo. No entanto, a portabilidade foi feita de forma impecável, com controles intuitivos e bem responsivos. O mapeamento dos botões foi bem pensado e a interação com o mundo do jogo ocorre de maneira fluída.

No quesito jogabilidade, não há muitas surpresas. Por assumir a estrutura de point and click, não existe muito a ser feito. Podemos interagir com o cenário, pegar itens e combina-los, visando a solução de puzzles que permitem o progresso na história.

Direção de Ponta

O principal diferencial de Chaos on Deponia é a qualidade de direção de arte e a atuação de vozes. O lip synch é feito de forma exemplar, gerando a sensação de que os personagens realmente estão falando na tela. Em um cenário onde esse recurso é cada vez mais deixado de lado, ver um trabalho bem feito é extremamente agradável.

As ações dos personagens são fluídas e muito bem animadas, garantindo uma personalidade autêntica para cada personagem do game. Apesar do visual cartoonizado, toda a movimentação é realista, criando uma certa imersão no mundo do game.

Conclusão

Com um roteiro inteligente e divertido, uma estética impecável e jogabilidade fluída, Chaos on Deponia é uma experiência imersiva e imperdível para os adeptos do gênero point and click. Acompanhar a jornada de Rufus é uma experiência incrível e cativante, lembrando um filme de ação e aventura. Para os jogadores do Playstation 4, um troféu de platina fácil de se conseguir pode ser uma razão a mais para jogar o game.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *