Review | Black Desert

Black Desert Online é um MMORPG de ação desenvolvido pela Pearl Abyss. Disponível no PC desde 2015, o jogo só foi lançado no Playstation 4 recentemente. Diferente dos titãs do gênero, como World of Warcraft, o combate no jogo é mais similar a franquias como God of War, apostando num ritmo mais acelerado de combate. Claro que o sistema tem suas limitações, porém, é muito menos cadenciado do que outros games do gênero.

Nossa aventura começa na extensa criação e customização de personagem, uma das melhores e mais detalhadas já criadas. Com certeza os jogadores mais exigentes irão passar horas e mais horas tentando se replicar de forma perfeita no sistema robusto. Apesar das inúmeras opções de customização, boa parte das classes são trancadas mediante o gênero do seu personagem.

Infelizmente, a genialidade e o encanto de Black Desert Online acabam ficando na criação de personagens. Quando a aventura começa, nos deparamos com milhões de fetch quests, as famosas missões de coleta e travessia de um determinado ponto para outro. Como se já não bastasse, a progressão no jogo acontece de forma diferente dos outros, usando um sistema parecido com o Job System de Final Fantasy.

Ser ou não ser, eis a questão

Como mencionei acima, o jogo funciona de uma forma extremamente diferente dos demais títulos do gênero. Ele meio que simula uma vida real na idade média. Você pode progredir como um Guerreiro, eliminando monstros e por aí vai, ou pode viver sua “vida” como um mercador, pescador ou coisa do tipo. Cada sistema desse apresenta uma enorme complexidade, o que é algo bom e ruim. Bom por conter uma excelente profundidade que torna o jogo único, ruim por que o game não apresenta tutoriais, então, você vai sofrer bastante para entender como cada coisa funciona.

Por exemplo, caso você queira viver sua vida como um mercador, sua reputação com o povo da zona apresenta um impacto direto nas suas vendas. Você também vai precisar entender o sistema de impostos da região caso queira maximizar seus lucros. Tudo isso torna o jogo incrível e ao mesmo tempo demanda uma quantidade absurda de grind caso você queira se tornar rico/poderoso o suficiente.

Conclusão

Singular é uma palavra que define bem Black Desert Online. Com uma boa dose de complexidade, gráficos exuberantes e uma jogabilidade voltada para ação, o título é um prato cheio para quem ama o gênero. Prepare-se para gastar incontáveis horas realizando uma série de tarefas e coletando itens. Todavia, se você não gosta de ficar grindando, é melhor passar o mais longe possível do jogo.

Esta análise foi feita com um código do jogo para Playstation 4 cedido pelo representante da Pearl Abyss.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.