Review | Battlefield V

Iniciada em 2002, 16 anos atrás, a franquia Battlefield chegou na indústria trazendo qualidade, inovação e o pioneirismo no segmento multiplayer. O primeiro título da saga, Battlefield 1942, já contava com o Modo Conquista, tipo de partida que marca presença até hoje nos títulos da franquia. Quase duas décadas após o título inicial, Battlefield volta a visitar a Segunda Guerra Mundial, ainda mais explosivo, renovado e polêmico.

Histórias de Guerra

Diferente do seu rival Call of Duty: Black Ops IV, Battlefield V manteve a famosa campanha, estruturada no mesmo molde de Battlefield 1. Inicialmente o jogo conta com três histórias de guerra, cada uma com cerca de uma hora de duração, contando momentos épicos da Segunda Guerra Mundial.

A maestria da DICE em jogos de guerra pode ser vista na escolha das histórias a serem contadas. Ao invés de contar momentos já batidos, como a invasão da Normandia, a equipe preferiu contar histórias que tiveram um grande impacto na guerra, mas que não são conhecidas pelo público em geral. Uma dessas histórias contam a jornada dos fuzileiros senegaleses para liberar a França. Apesar da participação fundamental na liberação do país, os soldados foram deixados de fora dos livros de histórias, sendo reconhecidos apenas anos depois do feito heroico.

Apesar das missões não terem nenhuma novidade em estrutura, o time acertou no Storytelling, entregando histórias que merecem ser conhecidas. A EA prometeu que mais histórias serão adicionadas de forma gratuita ao longo do tempo, mantendo o Modo War Stories atrativo.

Confrontos Compartilhados

Como já era de se esperar, a cereja do bolo chamado Battlefield V é o modo Multiplayer. Inicialmente o jogo conta com 8 mapas e 6 modos de jogo diferentes. Boa parte dos modos já são recorrentes dos outros jogos da franquia. A grande novidade é o modo Operações Grandiosas. No modo em questão, duas equipes se enfrentam durante dias (in-game) em diversos campos de guerra, com objetivos diferentes. Cada partida neste modo dura cerca de 1 hora, portanto, tenha certeza que você tem muito tempo em disposição antes de se aventurar em uma partida nesse modo.

Os modos Mata-Mata em Equipe, Linhas de Frente e Dominação também estão de volta, entregando uma experiência familiar aos fãs da saga. Após algumas centenas de horas no Multiplayer, a impressão que fica é que a jogatina em online está ainda mais dinâmica e destrutiva. Esse refinamento só deixa uma certeza: se você procura uma experiência sólida no quesito Multiplayer, Battlefield V é a melhor opção de 2018!

Um Esquadrão pra Chamar de Seu

Uma das principais, se não a maior novidade, de Battlefield V é o novo sistema de customização. Cada jogador conta com uma companhia com quatro classes: Assalto, Médico, Suporte e Reconhecimento. É possível customizar as armas, selecionando 4 componentes entre 8 para melhorar o desempenho nas partidas. Cada arma também tem seu próprio nível de progressão e conta com cinco áreas que podem ter seu visual modificados.

No que diz respeito aos soldados, é possível modificar as roupas, capacetes e pinturas faciais. As opções são diversas e acabou gerando até uma moeda própria no jogo, chamando de Moedas de Companhia. Conquistadas ao mudar de nível ou completando ordens diárias, a moeda pode ser gasta para comprar cosméticos para o soldado ou para as armas. Essas medidas adicionam um elevado grau de personalização, fazendo com que o jogador tenha um pouco mais de imersão ao vestir o seu soldado de forma única.

A Ausência da Tempestade de Fogo

Uma das poucas decepções que tive com Battlefield V foi a ausência do modo Firestorm no lançamento do jogo. Para a infelicidade dos fãs, o modo battle royale só chegará em 2019. Apesar de ser compreensível a necessidade de mais tempo para polir o modo, essa ausência passa a ideia de uma falta de planejamento e acaba se tornando um diferencial a menos no título. Não é nenhuma novidade que o principal rival da franquia usou justamente o modo Battle Royale para alavancar as vendas.

Diante do atraso, fica a torcida para que ao menos o modo tenha um ótimo lançamento, com partidas estáveis e divertidas.

Conclusão

Apesar da ausência do modo Battle Royale, Battlefield V consegue entregar a melhor experiência no gênero FPS em 2018. Com um modo campanha competente e um Modo Multiplayer robusto, sólido e altamente divertido, o jogo é a escolha certa para todo e qualquer jogador que deseja se aventurar nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...