Review | Ary and the Secret of Seasons

Ary and the Secret of Seasons é um jogo de aventura e plataforma desenvolvido pelo estúdio belga Exiin e publicado pela Modus Games. Lançado no dia 1 de Setembro, será que o game protagonizado por Ary é uma boa entrada no gênero ou é mais um título esquecível? É isso que você vai descobrir nesta análise!

A história de Ary and the Secret of Seasons

Ambientado em Valdi, você controla a jovem Ary, uma garota cansada de receber nãos dos adultos. Em um determinado momento, seu pai, o Guardião do Inverno, acaba sendo impossibilitado de ir para uma reunião, despertando um enorme interesse na garota em fazer a diferença.

Diante da situação, Ary acaba se disfarçando de seu próprio irmão, afinal, o Conselho dos Guardiões das Estações não é um lugar pra garotas. Tradicionalmente a organização é ocupada apenas por garotos. Motivada a proteger os cristais das estações e restaurar a ordem climática, Ary parte em uma jornada de descoberta para provar a todos seu valor.

A narrativa é cheia de emoções e foi feita com muito cuidado, abordando temas importantes para a sociedade de maneira sutil e sublime. A paixão do estúdio pelo projeto fica evidente em cada linha de diálogo do título. Em suma, o enredo cativa e entrega uma belíssima experiência dentro do gênero. Mesmo com claras limitações em relação a expertise e orçamento, o time fez um belo trabalho no quesito roteiro!

Manipulando Elementos

Como o nome já indica, os cristais das estações são fundamentais na jogabilidade do título. Através dele, Ary consegue manipular o clima, resolvendo puzzles e progredindo pelas fases. Com um cristal para cada estação, o gameplay é bem rico em detalhes.

É através desta mecânica que vemos um aumento na complexidade da obra. A interação entre os elementos diferentes traz uma diversidade muito bem vinda e interessante para o game. Em muitos trechos, a jogabilidade lembra bastante títulos da Nintendo como Zelda e Mario. Dá pra coletar moedas para comprar itens, adquirir colecionáveis e poderes incríveis. O jogo até apresenta um componente voltado ao combate, no entanto, não existem recompensas em derrotar os inimigos. Diante disso, quase que a totalidade do tempo no game é ultrapassando os trechos de plataforma e quebrando a cabeça para resolver os enigmas.

Como mencionei acima, o título toca bastante no ponto de ser uma jornada de descoberta para Ary. Isso é refletido até nos tutoriais. Existem pouquíssimos avisos e dicas sobre o que fazer, demandando que o jogador descubra na “tora”. Apesar de entender que uma parcela boa de jogadores gostam de títulos mais acessíveis, a sensação de progredir num trecho após ficar preso é fantástica. Se você espera receber tudo mastigadinho, se prepare… Vale mencionar que o jogo apresenta um minimapa e uma barra que lista as missões disponíveis, logo, existe sim pequenas ajudas caso você fique preso em algum trecho.

Vale a Pena?

Em suma, sim, a compra de Ary and the Secret of Seasons vale muito a pena. Inegavelmente o título pega muitas mecânicas emprestadas com outros jogos, mas, felizmente, ele consegue aplicar bem cada uma delas, construindo a própria identidade. Embora existam alguns problemas técnicos, como leves quedas de FPS, o todo é positivo e a experiência vale muito a pena!

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...