Review | Animus

Animus é um jogo Soulslike desenvolvido pelo estúdio Tenbirds para as plataformas mobile. O jogo pode ser comprado no Google Play (R$15,99) e na App Store (U$3,99).

O Enredo

Animus é ambientado em uma espécie de purgatório povoado por criaturas perigosas. Os humanos são privados da morte, aprisionados em um sofrimento sem fim. Diante desse contexto, o principal objetivo do protagonista é causar o Oblivion, um evento de grande magnitude que aparece no jogo Ire: Blood Memory, outra produção do estúdio Tenbird.

Por ser um jogo mobile, a história é mais um simples complemento do que qualquer outra coisa. Ela só existe para dar uma razão tolerável para os acontecimentos e evidenciar um background para o jogo e os incríveis combates contra os chefes. Apesar de ser extremamente divertido, se você espera por uma lore robusta, este jogo não é pra você!

A Jogabilidade

Animus não esconde sua inspiração na franquia Souls. Quase tudo no jogo lembra a prestigiada obra do estúdio From Software. O design das armas e armaduras são bem parecidos, assim como as mecânicas de combate e a presença de inúmeras boss fights desafiadoras e cheias de adrenalina. O jogo é estruturado em níveis, ou seja, ele não apresenta um mundo aberto como Dark Souls. Os estágios são bem lineares, ou seja, basicamente você vai em frente derrotando os inimigos até chegar no chefão.

Durante as fases, os jogadores podem obter diversos loots que são divididos em equipamentos, armas, dinheiro e materiais que podem ser usados para melhorar os equipamentos. Assim como na franquia Souls, as armaduras e as armas alteram drasticamente a jogabilidade. O personagem pode ficar mais lento ou mais rápido e o ataque pode ser de curto ou longo alcance. O sistema de loot é bem similar a outra grande franquia japonesa: Monster Hunter. Infelizmente, ou felizmente, se você pretende ter bons equipamentos no jogo, se prepare para horas e mais horas de grind.

Assim como no jogo que serve como sua maior inspiração, a sensação de superação é um elemento marcante de Animus. Derrotar um chefe poderoso que estava nos causando problemas rende uma sensação fantástica de poder e plenitude. Você não derrota chefes por sorte aqui, e sim por habilidade e uma boa estratégia. Por ter sido desenvolvido para plataformas mobile, cada estágio dura cerca de 5 a 8 minutos, tempo ideal para o formato. Graças a estruturação linear, os jogadores são colocados prontamente em combate, tornando o jogo dinâmico/veloz. No final de cada nível nos deparamos com o temido, ou não, chefão. Animus não esconde que o principal componente do jogo são as épicas batalhas contra os chefões. Felizmente, o jogo cumpre muitíssimo bem esse papel, gerando uma das experiências mais divertidas e recompensadoras que existe pro segmento mobile!

Conclusão

Com gráficos de ponta,  é um dos melhores jogos disponíveis para plataformas mobile. Seu sistema de progressão funciona de forma excepcional, as armas e armaduras apresentam um design fantástico e boa parte dos chefes são bem desafiadores. Os fãs de jogos Soulslike certamente vão se esbaldar com o título, já que ele fornece uma experiência de qualidade similar na palma da mão!

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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