Review | Alteric

Alteric é um jogo de plataforma em 2D desenvolvido pelo estúdio Sometimes You. O jogo foi lançado em 2016 para PC, Outubro de 2017 no Playstation 4 e em Março de 2018 para o Xbox One.

A proposta do jogo é bem simples: jogamos com um cubo branco que está tentando sobreviver a diversos obstáculos colocados em seu caminho. Precisamos desviar de lasers, lâminas e enfrentar chefes malignos no final de cada mundo.

A Jogabilidade

O jogo é bem curto, são três capítulos e cada um contém 10 níveis. Curiosamente, o jogo não apresenta qualquer fragmento de enredo, o que torna a experiência confusa e diminui um pouco o propósito do jogo. Em contrapartida, os jogadores que adoram um desafio irão gostar de Alteric.

Apesar de apresentar mecânicas de jogabilidade extremamente simples, o game apresenta fases desafiadoras que podem levar até mesmo horas para serem completadas. Dois elementos que chamam a atenção e que funcionam muito bem é possibilidade de mudar de mundos, fazendo com que plataformas apareçam ou desapareçam, assim como paredes que bloqueiam o caminho. O jogo utiliza esse recurso constantemente e ele é crucial para o sucesso. A outra mecânica interessante são os botões anti-gravitacionais que inverte a perspectiva do jogador.

A Parte Técnica

Os gráficos de Alteric são bem simples, porém, apelativos. O estúdio decidiu apostar em uma abordagem minimalista, com uma paleta de cores mínima. O visual do jogo brinca com os contrastes entre as cores, no entanto, ao mudar de dimensão em alguns níveis, a cor do fundo é muito forte, causando ardor nos olhos.

A trilha sonora se funde de forma fantástica a proposta do jogo. Apesar de se tornar repetitiva após algumas horas, as músicas de estilo eletrônica tornam o game mais agradável e intenso. Por falar em intensidade, espere dar alguns rages enquanto joga Alteric. Alguns níveis são absurdamente difíceis, elemento esse pensado de forma proposital pelos desenvolvedores.

Conclusão

Alteric é um jogo de plataforma simples, divertido e desafiador. Com um design minimalista, o jogo é capaz de entreter por algumas horas. As únicas ressalvas vão para a falta de variedade dos chefes e pela baixa quantia de níveis. O jogo é extremamente recomendado para quem gosta de jogos de plataforma.

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *