Resenha | Uma Mulher no Escuro

Uma Mulher no Escuro, publicado pela Companhia das Letras, é o mais novo thriller do brasileiro Raphael Montes, escritor consagrado na área de suspense/policial. Em seu novo livro, ele conta a história de Victoria Bravo, uma mulher que vivenciou uma tragédia brutal quando criança, deixando-a com diversos problemas sociais durante sua vida.

Extremamente reservada, com pouquíssimas relações sociais, Vic ainda lida com o trauma que define sua vida. Aos quatro anos de idade, ela assistiu sua família ser brutalmente assassinada por um homem misterioso. No presente, já adulta, ela tenta seguir em frente como pode, com o auxílio de seu psiquiatra e seu amigo Arroz. Por conta de todo este contexto, o fator psicológico é muito explorado na trama e serve como uma excelente ferramenta para desenvolver melhor os diferentes personagens da história.

Apesar do viés mental existir, o foco da obra é o trabalho investigativo, onde a protagonista começa a procurar por pistas que ajudem ela a entender o que aconteceu com sua família e se o assassino que mudou sua vida ainda a persegue. Felizmente, Raphael Montes possui uma escrita simples e ágil, tornando a leitura agradável e prazerosa.

Uma Mulher no Escuro é o tipo de livro que devoramos em uma única sentada. Com um setting interessantíssimo no Rio de Janeiro e referências culturais fantásticas, o livro é um grande exemplar de que temos excelentes autores no gênero. A leitura da obra vale muito a pena, ainda mais pela presença de reviravoltas inimagináveis que deixarão seus cabelos em pé.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.