Resenha | Tintim e a Lua – Hergé

Tive contato com o meu primeiro quadrinho e a experiência foi muito divertida!

Já tinha visto, bem por alto, das aventuras de Tintim, mas este foi meu primeiro contato com o famoso personagem. O quadrinho Tintim e a Lua – Rumo à lua e Explorando a lua, foi criado pelo escritor e desenhista Hergé, e publicado aqui no Brasil pelo selo Quadrinhos na Cia.

É a primeira vez que as aventuras na Lua são compiladas em uma só edição, contadas logo após o retorno de Tintim do país do Ouro Negro.

Junto com o capitão Haddock, a quem divide protagonismo, ele vai à Sildávia a convite do professor Girassol, um personagem icônico que está criando o primeiro foguete. Além das complicações que se passam dentro da instalação militar ultrassecreta, nosso pequeno grupo aguarda grandes perigos na Lua.

A leitura fluída se dá pelas interações entre personagens, diálogos que se equilibram entre o sério e o cômico. Nos momentos em que é preciso trazer dados científicos para explicar o funcionamento do foguete, o tom segue tranquilo e interessante.

Por ser uma história escrita quinze anos antes do homem aterrissar na Lua, em julho de 69, e também anteceder o lançamento do primeiro satélite (Sputnik 1), mostra a perspicácia do autor na hora de introduzir os acontecimentos e seus vilões.

Sobre a edição da Companhia das Letras, a palavra é: impecável. Em capa dura, folha de rosto colorida e margens espaçosas, a experiência de leitura se tornou muito agradável.

As cores acompanham o ritmo da trama, às vezes tons neutros e claros, em outras, uma mescla com as mais vibrantes. Provavelmente de forma intencional, as cenas sempre destacam alguma coloração para que o olhar acompanhe o foco do cenário.

Em suma, tanto pela história quanto pela edição (fica linda em qualquer lugar da casa!), Tintim e a Lua merece um espaço na sua coleção literária.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...