Resenha | O Segredo das Larvas – Stêfano Volp

Você sabia que a evolução da larva é uma incógnita? Pois bem, é com a premissa de um ambiente opressor, onde negros são escravizados e abusados pela sociedade branca, que Stêfano Volp mostra como uma coisa pequena pode, sim, nunca crescer; mas, quando crescida, ela é capaz de se tornar grandiosa.

O Segredo das Larvas é uma distopia nacional com abordagens tão próximas da realidade que chega a assustar. E medo é apenas um dos sentimentos provocados durante a leitura. Depois do Breu, o mundo intensificou a desigualdade social e fortaleceu tanto o privilégio branco quanto a escravidão e o racismo. Os negros são vistos como a pária, o serviço braçal, forçados a viver sob circunstâncias precárias e sempre temendo o próximo dia. Te lembrou alguma coisa?

Freya é uma adolescente que, como todas as mulheres, tem medo de ser “coletada” e levada para a Metrópole, onde passam por um processo de embranquecimento e a perda da própria identidade para, então, serem vendidas aos homens de poder. Alguma coisa aqui te remete a algo?

Ao ser levada para a capital para passar pelo processo, Freya se vê diante da rede de serviços que sustenta o sustenta o sistema corrupto e o patriarcado. Apesar de ser uma protagonista fraca, devido ao pouco aprofundamente de sua personalidade, Freya passa por situações onde é possível enxergar a pessoa que o autor pensou.

Outros nomes vão aparecendo no decorrer da trama, nenhum tão bem trabalhado a ponto de sairmos do livro como se os conhecesse de verdade. Porém, quando colocados dentro da atmosfera angustiante, de receios e esperanças, a dinâmica conjunta torna a leitura satisfatória. Os detalhes acrescentados por Volp, tanto na ambientação quanto nos termos usados, trazem o tom brasileiro que distinguem a obra. Mas a maior força desse livro é quando o autor transcreve a realidade na ficção; ao abordar o medo negro, assim como a sua luta; ao expor a opressão branca e as consequências dolorosas em suas vítimas.

É insustentável que sejamos obrigados a parar de viver antes que a vida queira nos deixar.

Faltou, para mim, apenas algumas páginas a mais para que determinadas decisões, ou cenas de ação, não soassem tão corridas, a ponto de eu considerar ser um livro único. Mas, para minha alegria, é o primeiro de uma trilogia, cuja conclusão está prevista para final de 2021. Prevejo grande potencial nas sequências, podendo corrigir as faltas, assim como a esperança de uma adaptação cinematográfica.

Atualmente, O Segredo das Larvas pode ser encontrado em formato digital, incluído para os assinantes do Kindle Unlimited. Novidades físicas foram prometidas para o próximo ano.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...