Resenha | O Rosto Que Precede o Sonho – Mauricio Gomyde

Existem duas formas de viver a vida. A primeira é acreditando que tudo que nos acontece faz parte de algo maior, de algo mágico e que cada pequeno detalhe é importante por nos tornar melhores. A outra, é acreditar que o mundo é um amontoado de eventos aleatórios que a gente vive reagindo a eles. Para Maurício Gomyde a escolha é clara e ele nos mostra isso com seu livro, O Rosto Que Precede o Sonho.

Mauricio Gomyde

Lançado pela editora Porto 71, O Rosto Que Precede o Sonho traz a história de Tomas Ventura, um jovem solitário que se culpa pela morte dos pais. Tentando encontrar algo que faça sentido em sua vida, tem um encontro casual com a bela Aurora e passa a viver dentro de um sonho, que guarda as grandes respostas da sua existência.

“… o homem precisa ser um pouco louco, senão ele nunca vai ousar se soltar e ser livre.”

A leitura da obra é deliciosa. Com uma trama simples, porém com diálogos que nos fazem pensar bastante sobre nossa forma de viver, logo somos arrebatados para a história dos personagens principais. Tomas é um grande compositor e por isso o livro é repleto de canções (não deixem de ouvir as músicas que são citadas no livro), o que torna ainda mais marcante as cenas que vamos acompanhando. Já Aurora é uma jovem fotógrafa que viaja pelo mundo, o que nos revela a importância das pequenas coisas e belezas do mundo, as quais nos desconectamos cada vez mais com esse modo de viver louco e corrido que nos colocamos. Os outros personagens, mesmo sendo coadjuvantes, são importantes por serem aqueles poucos amigos que conquistamos ao longo da nossa jornada e que nos apoiam tanto nos momentos leves, quanto naqueles que nos sentimentos mais solitários.

“Somos fruto das nossas escolhas, e o que se apresenta aqui é resultado de cada decisão que tomei ao longo da minha trajetória.”

O Rosto que Precede o Sonho vai agradar em cheio aos fãs mais fervorosos de Nicholas Sparks. Maurício Gomyde nos entrega uma obra linda e muito sensível, que vai aquecer os corações dos leitores e fazer chorar até os mais insensíveis.

Um livro sobre o amor e como ele é a resposta que dá sentido para a vida. 

“Não passe a vida esperando por seu grande amor. A hora sempre chega. Quando você menos imaginar, lá estará ele exatamente dentro de seus próprios olhos.”

Sinopse:

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam…
Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava.
Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”.
Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente…

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.