Resenha | O Domínio das Sombras – Katy Rose Pool
Nada melhor do que uma boa sequência, não é?
O Domínio das Sombras é o segundo livro da trilogia A Era da Escuridão, escrita por Katy Rose Pool e publicado no Brasil pela editora Suma, selo da Companhia das Letras. A história acompanha 5 personagens principais, dentre eles o responsável por salvar o mundo e outro por levá-lo à beira da destruição; descobrir quem deles é qual está entre os objetivos da narrativa.
Existe apenas um ponto negativo neste livro, mas, primeiro, vamos por todos os motivos pelo qual ele se tornou uma das minhas melhores leituras do ano.
A experiência com O Domínio das Sombras foi simplesmente sensacional. Desde o início percebi uma melhora na escrita, embora nunca tenha sido fraca, assim como um desenvolvimento cuidadoso em cima de cada personagem.
Esse livro mostrou a capacidade de Pool em criar um emaranhado de acontecimentos individuais que, no fim, se entrelaçam num único ponto de encontro. Os capítulos seguem sendo narrados em terceira pessoa e pelo ponto de vista de seus cinco protagonistas. Apesar de estarmos diante de uma trama levemente familiar, é na escrita que vemos o seu diferencial.
Jude, Anton, Ephyra, Badu e Hassan percorrem caminhos perigosos, e isso nos coloca em uma posição de curiosidade, ansiosos para descobrir o próximo passo e a próxima consequência. É inegável a habilidade da autora em criar personas reais, com muito a ganhar, mas também com tanto a perder. Por outro lado, ainda temos como destaque as novas ambientações, lugares que, através da descrição fluída, se tornam mágicos.
Na metade do livro eu já pensava “vai ser difícil não entrar em um dos favoritos ou não levar 5 estrelas” e, apesar de, sim, ter se tornado um favorito do ano, precisei tirar meia estrela por achar que alguns dos acontecimentos finais foram contados de forma bastante corrida. Enquanto tivemos várias páginas de desenvolvimento dos personagens e da ambientação, esperava a mesma “encorpada” nos capítulos finais. De toda forma, foi envolvente, inteligente e fez meu coração acelerar de animação.