Resenha | Katarzze: Os Bastidores do Sucesso – Margarete Brito

Na vida existem dois tipos de pessoas. Aquelas que acham que tudo são objetivos e metas e seguem rigorosamente uma lista de afazeres para atingir aquilo que foi predeterminado; e outras, que reconhecem a imprevisibilidade da vida, e sabem que a qualquer momento tudo pode mudar, exigindo uma reinvenção e o estabelecimento de novos caminhos.

“… nem sempre o final feliz é o que planejamos… tudo parecia que estava determinado em nossas vidas, mas tínhamos muito para aprender e somente as provas ás quais fomos submetidos trariam esse aprendizado.”

Essa imprevisibilidade da vida e as experiências que adquirimos ao longo da vivência de nossas escolhas, é o ponto de partida do maravilhoso livro Katarzze – Os Bastidores do Sucesso, da escritora paulista Margarete Brito.

Lançado de forma Independente, a trama narra a história do jovem Rômulo, orgulho da família e que parece ter a vida desejada e bem planejada – com uma namorada incrível, a Roberta; se destacando na faculdade de engenharia e com um emprego estável na empresa do pai, que no futuro será administrada por ele. Contudo, os anseios da juventude são difíceis de controlar e diante dos desafios trazidos pela vida, Rômulo faz escolhas questionáveis e coloca muita coisa a perder.

“… tudo tinha seu tempo, e às vezes só depois descobrimos o porquê das coisas…”

Katarzze é um livro bastante emocional. Com um enredo bem construído e personagens desenvolvidos de forma bastante satisfatória, a trama fisga o leitor já nas primeiras páginas. Para isso, a autora nos coloca nos últimos momentos da história já nas primeiras páginas e os capítulos seguintes, servem como uma retrospectiva, na qual os personagens são apresentados e a gente vai conhecendo o que levou a cada um estar na situação apresentada.

Aqui cabe destacar a escrita madura e ágil da Margarete. Em pouco menos de 200 páginas, ela consegue desenvolver os personagens principais – alguns mereciam ganhar um livro próprio – com toda a dramaticidade necessária, fazendo com que os leitores sofram junto com os protagonistas e em muitos momentos tenha vontade de jogar o livro longe.

Outros atrativos são os cenários usados e bem detalhados – como da cidade de Nova Iorque – que servem como dicas turísticas e enriquece a história com alguns elementos que são bem explorados, a exemplo da musicalidade da região. E por falar em musicalidade, ela termina sendo determinante para o funcionamento do livro, afinal, é graças a ela que Rômulo passa a refazer a vida, conhece pessoas que se tornam muito importantes em sua trajetória; e principalmente, permite que a escritora traga com maestria os caminhos trilhados por muitos artistas em inicio de carreira até o sucesso e as armadilhas desse mundo musical.

“O sucesso é almejado por muitas pessoas, mas nem todas conseguem carregá-lo de forma leve e humilde, tem muita coisa envolvida.”

Trazendo temas como traição, o preço do sucesso, a necessidade de nos reinventarmos perante as adversidades da vida, a dependência emocional, a vocação profissional, a importância da amizade e das bases familiares, entre muitos outros; a Margarete Brito entrega um livro pulsante e apaixonante, que despertará em muitos leitores uma nostalgia de momentos vividos nos shows da vida e fará nascer uma nova legião de fãs para o Katarzze – Os Bastidores do Sucesso.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.