Resenha | Conversas Que Tive Comigo – Nelson Mandela

Na história da humanidade poucos líderes foram tão unanimes quanto Nelson Mandela. Dono de uma resiliência sobre-humana, ele saiu da prisão (onde ficou por 27 anos – por lutar contra o Apartheid, sistema de segregação racial existente na África do Sul) para se tornar o primeiro presidente democraticamente eleito e unificar o país.

Ilha Robben – cela onde Madiba ficou por 18 anos

Tendo a missão de promover o diálogo e ajudar a resolver os conflitos em diversas partes do mundo, Mandela possuía sobre si os holofotes de quem o admira e inúmeras obras ajudam a aumentar sua fama e o engrandecer. Nesse sentido, Conversas Que Tive Comigo, se torna ainda mais relevante por apresentar o homem por trás da lenda.

A obra em tela foi escrita de próprio punho, sendo uma catalogação de inúmeras cartas e anotações que Madiba foi construindo ao longo de sua jornada. Em pouco mais de 400 páginas, notamos a humildade, a coragem, o amor a família e a seu povo, além da cortesia e diplomacia de um homem que sempre buscou fazer o melhor em prol de um mundo mais igualitário.

Nelson Mandela – Madiba

Ao longo da leitura podemos estranhar a falta de sequência lógica na obra, uma vez que muitos escritos não passam de meras anotações. Contudo, ao viajarmos pela trajetória desse grande homem, em nada compromete o misto de emoções que o livro provoca. Despertando nos leitores, na conclusão da obra,  o grande desejo de ter conhecido pessoalmente esse líder – o homem que fez uma grande diferença para a humanidade.

Vale destacar que Mandela não foi o único responsável pela extinção do Apartheid. Como ele deixa muito claro em suas inúmeras cartas, o grupo do CNA – Congresso Nacional Africano e outros, foram os responsáveis por instituir a democracia na África do Sul. É interessante também notar que, apesar dos diversos prêmios e reconhecimentos internacionais, os pés de Madiba sempre estiveram fincados em raízes firmes no interior em que cresceu, nos valores em que aprendeu e na família que formou – essa um pouco negligenciada ao longo de sua vida, o que talvez tenha sido um dos seus grandes pesares.

Conversas que tive comigo, lançado pela editora Rocco, apresenta de forma breve como Nelson Mandela resistiu, lutou e negociou para pôr fim às barbáries de um dos regimes mais absurdos da história humana, o Apartheid – que vitimou milhões de pessoas. A obra é ainda, um presente para todos aqueles que buscavam conhecer um pouco mais de Madiba – sob sua própria perspectiva.


Curiosidades:

  • Se tivesse vivo, Mandela estaria completando 100 anos.
  • Mandela já foi representado no cinema por Morgan Freeman, no filme Invictus.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *