Resenha | A Única História – Julian Barnes

“Você prefere amar mais e sofrer mais, ou amar menos e sofrer menos?”. É com esta pergunta que o veterano Julian Barnes começa sua nova obra, entitulada de A Única História. Publicada pela Editora Rocco, o livro conta a história de Paul e suas reflexões sobre o amor.

Ambientado em Londres na década de 60, a parte central da trama gira em torno de Paul, na época um garoto de 19 anos, e Susan, uma mãe de duas crianças com quase 50 anos. Após se conhecerem em um clube de tênis local, os dois acabam se apaixonando perdidamente, para a desaprovação dos pais de Paul e a chocante surpresa do marido de Susan. Em razão da grande diferença de idade, o casal improvável luta contra as normas sociais dominantes da época para manter o relacionamento.

À medida que a relação amadurece, as complicações de todo e qualquer relacionamento ganham forma, abrindo espaço para a tomada de decisões dolorosas. Apesar de grandes trechos no passado, A Única História basicamente se trata de um ensaio acerca do passado e do presente tendo como principal ótica o amor/relacionamentos. Com uma narrativa muito bem construída por Julian, acompanhamos as diversas fases de um relacionamento, desde o fascínio pelo outro até a deterioração do casal. Similar ao livro O Sentido de um Fim, Julian caminha mais uma vez no vale das memórias e a narrativa que criamos para nossas vidas.

As lembranças são elementos fundamentais em boa parte das obras do autor e a forma como ele as usa é extremamente interessante. Sempre com um tom questionador, Julian parece a todo momento nos perguntar se realmente somos quem pensamos ser, fazendo com que as histórias de seus personagens se assemelhem as nossas próprias jornadas. Esse é o grande triunfo de A Única História. Apesar de ser fictício, a relação de Paul e Susan conta com grandes doses de realidade e os problemas enfrentados pelos dois são bem comuns nas relações atuais. Ao finalizar a obra, a pergunta inicial: “Você prefere amar mais e sofrer mais, ou amar menos e sofrer menos?” faz todo o sentido. No fim das contas, amar e sofrer andam de mãos dadas e o ato de seguir em frente é de extrema importância.

Mais do que um romance, A Única História explora os prazeres e as duras consequências que surgem com o amor. Além disso, graças ao contexto e período histórico, a obra transmite as dificuldades enfrentadas por uma relação considerada pecaminosa. Com uma narrativa impecável e um certo tom melancólico, Julian Barnes prova por que é considerado um dos maiores escritores da atualidade.

No Brasil, A Única História é publicado pela Editora Rocco e pode ser adquirido na Amazon.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *