PS4 vende mal no Japão
Apesar de ser o console da nova geração que mais vende na América e na Europa, parece que na Asia as coisas não vão tão bem para a nova empreitada da Sony.
De acordo com os dados de vendas divulgados, o console está com venda abaixo do esperado e perdendo para o WiiU no Japão. E mesmo que fosse esperado que as vendas de um Nintendo fosse bem por lá, as vendas da Sony sempre foram melhores do que estão sendo.
Por consequente, eles estão investindo fortemente no marketing para a região (o contrário do que eles fazem no Brasil, aonde estão esperando conseguir baixar o preço para fazer qualquer divulgação mais pesada). Um dos pontos desse marketing será um console exclusivo, baseado em Frozen, para tentar conquistar a garotada mais jovem e esperam conseguir mais contratos com produtores japoneses de jogos.
O CEO da Sony, Andrew House, disse o seguinte para a Eurogamer:
“O PS4 vai bem. Estamos cientes do fato de que não temos ainda o tipo de explosão de conteúdos criados no Japão por produtores e editoras japonesas. Eu vejo isso como algo temporário.
Existe definitivamente entusiasmo por parte dessas produtoras e editoras para a plataforma, principalmente se tivermos em conta o grande sucesso que teve nos mercados fora do Japão, sendo que ele está novamente ultrapassando o PS2 em marcas de vendas.
Esse sucesso chegará ao Japão quando os japoneses tiverem jogos que acharem entusiasmantes, mas infelizmente isso acontecerá um pouco mais tarde do que nos outros mercados. Por alguma razão, quando nós estávamos vendendo a plataforma, tivemos mais problemas com editoras e produtoras japonesas.”
O que eu acho? Investir é importante, mas acho que eles estão investindo errado. Se eles querem competir com o WiiU e conquistar seu público, tem que ter jogos similares e focar só nisso, não em consoles com imagenzinhas. Lançar logo o Little Big Planet 3, um novo Modnation Racers e outros jogos casuais desses, que conquistam esse tipo específico de público que gosta muito dos jogos da Nintendo.