Porquê a Marvel deveria aproveitar Agents of SHIELD

A série Agents of SHIELD da Marvel em parceria com a ABC está chegando ao fim após a 7ª temporada, mas o MCU ainda precisa dela para sua nova Fase.

Em 2013, a Marvel Television lançou Agents of SHIELD, sua principal série de TV. A princípio, parecia haver uma estreita relação entre ela e os filmes da Marvel; a série de TV começou onde os Vingadores pararam, com um ressuscitado Phil Coulson. Ao longo dos anos, porém, os filmes e programas de TV se separaram.

Em 2015, o drama nos bastidores forçou a Disney a realizar uma grande reestruturação corporativa na Marvel. Eles tiraram a Marvel Studios da Marvel Entertainment e colocaram Kevin Feige como presidente. A partir daí, os filmes mostraram pouco interesse em cooperar com a divisão de TV.

As estrelas de AoS não ficaram muito satisfeitas. “Pessoas que fazem filmes para a Marvel, por que vocês não reconhecem o que acontece no nosso programa?”, reclamou Chloe Bennet (intéprete de Skye/Daisy/Tremor). “Porque eles parecem não se importar! (…) O Universo Cinematográfico da Marvel adora fingir que tudo está conectado, mas eles não reconhecem nosso programa.

Agora, contudo, a política corporativa parece ter chegado ao fim. Feige foi oficialmente nomeado Diretor de Criação da Marvel Entertainment, e ele parece ter usado sua nova posição de influência para acabar com a Marvel Television.

A suposição geral é que os programas de TV da Marvel (produzidos até agora) serão esquecidos – mas a Marvel seria prudente em manter Agents of SHIELD.

Ela era mais popular do que qualquer programa da Marvel em parceria com a Netflix e era a série de TV favorita durante os testes beta do Disney+. Além disso, em termos criativos, os AoS tem muito a oferecer ao MCU.

Quando Agents of SHIELD começou, a série tinha, tecnicamente, Phil Coulson (Clark Gregg) como protagonista, e as duas primeiras temporadas explicaram sua ressurreição.

Mas, com o passar dos anos, a personagem de Chloe Bennet se tornou cada vez mais a estrela – e também seu ‘super ser’ mais proeminente. O personagem foi apresentado como uma hacker, mas a exposição involuntária às névoas terrígenas desencadeou seus genes Inumanos e a possibilitou manipular vibrações.

Seus poderes foram amplificados desde então, e suas aventuras a levaram através do tempo e do espaço. Dado o quão bem a personagem foi desenvolvida e seus poderes, seria uma pena desperdiçar Tremor (Quake, no original).

Nos quadrinhos, Tremor é uma das principais potências da SHIELD e Nick Fury. Isso a posiciona perfeitamente para desempenhar um papel importante na Fase 4 do MCU e além, já que Nick Fury está claramente trabalhando em um grande projeto novo.

Parece ser a ESPADA (SWORD, originalmente), uma organização de elite dedicada a defender a Terra de ameaças alienígenas. Tremor poderia facilmente se tornar um agente de alto escalão da SWORD, talvez servindo como um dos tenentes de Fury; o arco poderia ser facilmente adaptado da série Secret Warriors de Jonathan Hickman, onde ela liderou um grupo de novatos super-humanos sob o comando de Fury.

Na quarta temporada da série, Gabriel Luna foi introduzido na trama como Robbie Reyes, uma das mais recentes versões do Ghost Rider (não traduziram o nome do personagem, afinal, esse não é um Motoqueiro, está mais para ‘Motorista’ Fantasma).

O personagem foi um sucesso absoluto entre os telespectadores, mesmo que ele fosse caro para a Marvel Television – eles tiveram que limitar seu papel por causa de restrições orçamentárias. Ainda assim, a Marvel Television sentiu que eles estavam vencendo e eles fizeram uma parceria com o Hulu para produzir uma nova série solo do personagem.

Infelizmente, a série spin off do Ghost Rider foi cancelada durante a pré-produção, e acredita-se que isso seja porque Kevin Feige tinha outros planos para o Espírito da Vingança. Mais uma vez, até então, uma adaptação tão popular seria desperdiçada; essa versão do Ghost Rider é feita para o tipo de grandes orçamentos que a Marvel Studios pode comandar.

Essa versão do Ghost Rider traz muitas outras idéias, que podem ser úteis da Fase 4 em diante. Em Agents of SHIELD temporada 4, ele foi conectado ao Darkhold, um livro antigo de conhecimento proibido que foi compilado pelo deus antigo Chthon, que governou a Terra há milênios.

Esse livro é a chave para o retorno de Chthon, contendo magia que pode atravessar os limites entre as dimensões. Nos quadrinhos, Chthon está fortemente ligado à Feiticeira Escarlate; Wanda Maximoff nasceu em um lugar onde as paredes entre as dimensões eram finas e Chthon foi capaz de imbuir a criança com magia latente para ajudar a trazê-lo para a Terra.

A Feiticeira Escarlate parece estar se tornando cada vez mais importante na Fase 4, co-estrelando sua própria série de TV WandaVision e desempenhando um papel de destaque em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Até mesmo os Inumanos, que também foram introduzidos em Agentes da SHIELD, têm um grande potencial. No final da segunda temporada de AoS, as Névoas Terrégenas foram jogadas no abastecimento de água da Terra; como resultado, em todo o mundo pessoas com genes inumanos latentes descobriram seus poderes espontaneamente.

A Marvel Television pretendia que esse arco se acumulasse na série de TV Inumanos, mas sabemos que isso foi um fracasso. Como resultado, os Inumanos foram praticamente excluídos das últimas temporadas de Agents of SHIELD.

Acontece que a Marvel Studios terá que lidar com os Inumanos, mais cedo ou mais tarde. Foi confirmada uma série de TV com a personagem Kamala Khan, uma super-heroína adolescente que foi inspirada por Carol Danvers. Nos quadrinhos, Kamala é na verdade uma inumana, uma nativa de Nova Jersey cujos poderes foram ativados quando ela foi exposta às névoas Terrígenas na atmosfera.

Todos os sinais são de que a Marvel Studios pretende contar uma versão mais fiel da personagem nos quadrinhos. Como o MCU não costuma repetir algo que já havia sido feito antes, não se sabe como será explicada a origem da Miss Marvel. Uma alternativa, é claro, seria simplesmente continuar exatamente onde os Agentes da SHIELD pararam, aceitar sua história como cânone no MCU e apresentar Kamala Khan como a última pessoa a passar por Terrigênese espontânea.

Agentes da SHIELD da Marvel foi e tem sido um grande sucesso, e merece, no mínimo, um final digno de sua popularidade. Mas quando essa história chegar ao fim, a Marvel Studios faria bem em pegar alguns dos melhores conceitos e personagens da série e integrá-los (de verdade) ao MCU, em vez de simplesmente abandoná-los.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...