Os Defendores | Série é a menos assistida da parceria Marvel/Netflix
A primeira temporada de Demolidor foi uma grande sensação. Com toda sua violência, dramas mais pesados e obscuridade trouxe um novo ângulo para o UCM. Sua segunda temporada pode até não ter apresentado tantas novidades como sua antecessora, mas certamente manteve a pegada, especialmente devido à entrada dos personagens Justiceiro e Elektra. Daí vieram Jessica Jones e Luke Cage, primeiro juntos e depois o ‘Poderoso’ em aventura solo. Mais uma vez, novos ingredientes foram adicionados ao Universo Marvel, cada um tratando de assuntos diferentes, mas sempre urbanos e muito interessantes.
Mesmo assim, a queda de interesse do público pôde ser notada. Daí veio Punho de Ferro e a coisa se perdeu de vez. Em parte pela trama menos realista que os três primeiros, em parte pelos erros de roteiro. E talvez até pela falta de algo realmente novo.
Os Defensores deveria ser a série onde todas essas histórias culminariam. Bem ao estilo Os Vingadores nas telonas. Em cena, isso funcionou. A série é bem interessante, alguns espectadores mais exigentes poderiam apontar defeitos ou incoerências, mas para o público comum, sem dúvida muito atraente.
Contudo, na prática as coisas tem sido diferentes. De acordo com a Variety, a minissérie de oito episódios recebeu apenas 17% da audiência que a segunda temporada de Demolidor teve nos primeiros trinta dias. Também está muito atrás das outras séries da Marvel na Netflix além da maior queda semanal em termos de telespectadores, uma vez que teve caiu 67%, 48% e 41% nas primeiras semanas de transmissão. Não há dúvidas que os número não são nada bons.
Em algum momento, os espectadores perderam claramente o interesse em ver esses personagens se juntarem, e muitos culpam o que eles chamam de ‘fraca’ campanha de marketing. A alegação é que tudo o que tivemos foi uma série de cartazes insossos com os heróis em seus trajes civis e trailers que não foram tão empolgantes.
A Netflix, obviamente, vai julgar os Defensores por mais do que seus primeiros trinta dias, mas isso não é bom para uma segunda temporada e pode prejudicar as próximas temporadas das outras séries como Jessica Jones e Luke Cage, sem contar O Justiceiro, até porque essa já está pronta para estrear. Teremos que esperar e ver, mas há de se ficar atento e aguardar por possíveis mudanças na Marvel TV.