Os 10 filmes de super-heróis mais importantes da Cultura Pop

A ascensão dos filmes de super-heróis no cinema é evidente há bastante tempo, não é atoa que este “gênero” é o mais presente na lista de filmes de maior bilheteria da história.

A importância destes filmes é tão grande que alguns deles moldaram um estilo de fazer e divulgar filmes para o cinema, reergueram o mercado de quadrinhos, alavancaram a venda de brinquedos e popularizam diversos personagens, que até então eram desconhecidos para o grande público, e hoje são figuras importantes e presentes no gosto popular, estampando camisetas e incentivando a Cultura Pop como um todo.

Sendo assim, criamos uma lista com os filmes de super-herói mais importantes para a cultura pop até hoje:

10 – Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Começando a nossa lista temos um dos filmes mais queridos dentre os fãs de super-heróis. Batman Begins, de Christopher Nolan, foi responsável por trazer uma adaptação de quadrinhos mais intimista e “pé no chão”, criando uma atmosfera muito mais realista do que estávamos acostumados. Mas foi o segundo filme da franquia o mais aclamado pelo público e que rendeu um sucesso monstruoso, Batman: O Cavaleiro das Trevas, mérito este de Heath Ledger, que além de ter personificado de forma incrível seu Coringa, que foi ovacionado pela crítica e conseguiu também a estatueta do Academy Awards de melhor personagem coadjuvante, sendo entregue à esposa e filha do ator, que veio a falecer em janeiro de 2008.

9 – Guardiões da Galáxia (2014)

Em 2014, o diretor James Gunn nos presenteou com o 10º filme do Universo Cinematográfico da Marvel, Guardiões da Galáxia, trazendo às telonas uma equipe intergaláctica até então desconhecida para o grande público, mas que, por conta do longa, em pouquíssimo tempo ganhou uma legião de fãs. 

O roteiro e a direção irreverente de Gunn mostrou ao mundo  como é possível unir em um filme um time de desajustados com uma trilha sonora icônica e nostálgica. Guardiões da Galáxia com suas músicas “oitentistas” e um ar “cartunesco” e colorido criou uma nova forma de apresentar trailers e prévias, moldando assim o cenário de filmes de super-heróis. Deadpool, Liga da Justiça e Esquadrão Suicida são bons exemplos que se aproveitaram dessa nova fórmula em mesclar seus filmes com boas músicas nostálgicas.

8 – Deadpool (2016)

Desde que Tim Miller criou um videoclipe em CGI do Deadpool, dublado por Ryan Reynolds, a internet veio a loucura e o diretor foi ovacionado pelo público. O sucesso do curta-metragem acabou rendendo um projeto para um longa-metragem do personagem produzido pela Fox. Ryan Reynolds e Tim Miller entregaram um trabalho tão incrível que conseguiram render com o filme mais de 780 milhões de dólares em bilheteria mundial, mesmo  tendo um baixo orçamento e classificação +18. 

Deadpool foi tão importante para a atual Cultura Pop, que além de ter caracterizado da forma mais fiel possível um personagem controverso, mostrou como é factível fazer sucesso com um filme de super-herói mesmo este tendo censura alta. Logan e projetos futuros como o novo filme do Spawn e do Lobo descobriram isso graças ao mercenário tagarela.

7 – Operação Big Hero (2014)

Todos sabemos que a Marvel Studios é a grande responsável pela nova leva de filmes de super-heróis, mas jamais imaginaríamos que junto com a Disney, que é detentora do estúdio, fosse criar um longa-metragem animado com uma equipe das histórias em quadrinhos que mal era conhecida no ocidente. Operação Big Hero não só é uma das animações mais rentáveis da história, conseguindo mais de 650 milhões de bilheteria para o estúdio, como também acabou desbancado Os Incríveis, que até então era a animação com super-heróis mais lucrativa do mercado cinematográfico.

6 – The Avengers: Os Vingadores (2012)

Em 2008, o cinema nos apresentou o filme do Homem de Ferro dando o pontapé inicial do que conhecemos hoje como MCU ou Universo Cinematográfico da Marvel. O filme começou a moldar o terreno para um dos maiores e mais ambiciosos projetos que o cinema já tinha presenciado. O Homem de Ferro se uniu ao Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro e assim formaram os Vingadores, os heróis mais poderosos da Terra. O filme é tão importante que hoje detém a posição de 5º filme com maior bilheteria da história da sétima arte, com seus mais de 1,5 bilhões em bilheterias, The Avengers: Os Vingadores é o filme de super-herói mais lucrativo até então.

5 – Homem de Ferro (2008)

Como já mencionamos, Homem de Ferro foi o pontapé inicial para a criação do MCU. Ele com certeza é o precursor de todo o sucesso que os filmes adaptados de quadrinhos têm hoje, e é provável que sem a direção de Jon Favreau e seu coroamento não teríamos um filme dos Vingadores

A Marvel conseguiu fazer com que o Homem de Ferro, até então praticamente um personagem B de suas revistas em quadrinhos, se tornasse um dos super-heróis mais populares de todos. Boa parte do crédito fica por conta de Robert Downey Jr., que hoje é um dos atores mais bem pagos de Hollywood e sem dúvidas conseguiu eternizar consigo a imagem do maior gênio, bilionário, playboy e filantropo da Cultura Pop.

4 – Batman (1989)

No final dos anos 80, Batman era um personagem que já tinha tido uma grande reviravolta nos quadrinhos. Com Frank Miller, arcos como Ano: Um e Cavaleiro das Trevas trouxeram para o personagem uma atmosfera mais séria, uma Gotham “noir” e um tom mais sombrio em suas histórias. Contudo, quando o grande público se lembrava de Batman, era impossível não remeter diretamente ao icônico personagem de Adam West na série cômica de TV dos anos 60. Foi então que em 1989, Tim Burton conseguiu mudar essa visão do personagem que junto com Michael Keaton e Jack Nicholson entregaram um dos melhores filmes do morcegão para os cinemas. 

O Batman de Tim Burton foi tão importante para a Cultura Pop que inspirou toda uma geração com a nova abordagem que teve o personagem. O sucesso foi tão grande que o Cavaleiro das Trevas ganhou uma série animada nos anos 90, que até hoje é considerada um marco no cânone do personagem, tanto que apresentou a personagem da Arlequina, que hoje faz parte do universo regular da DC em todas mídias.

3 – Homem-Aranha (2002)

O Homem-Aranha é sem dúvidas um dos personagens mais queridos e populares de todos os tempos, mas foi só em 2002 que ele recebeu uma adaptação para os cinemas. 

No final dos anos 90, a Marvel não ia muito bem com sua venda de quadrinhos, foi uma década complicada para o mercado de “comics”. Como forma de evitar que sua empresa fechasse as portas, a empresa acabou vendendo os direitos de seus principais personagens para grandes estúdios. A Sony Entertainment comprou os direitos do Homem-Aranha e produziu seu longa-metragem, que trouxe até então o maior sucesso que um filme de super-heróis já teve em bilheteria, tamanho ganho foi esse que até hoje o filme de Sam Raimi é um dos maiores sucessos do cinema. 

A franquia do “teioso” ainda recebeu mais duas continuações, cada vez arrecadando mais em bilheteria. E ainda nos dias atuais, seu sucessor, Homem-Aranha 2, é considerado por muitos um dos maiores filmes adaptados de HQs de todos os tempos.

2 – X-Men (2001)

No começo do milênio, se iniciava a nova era de super-heróis no cinema com X-Men. Bryan Singer adaptou de uma forma muito decente o grupo de mutantes dos quadrinhos para uma abordagem mais séria no cinema, mostrando ao mundo que era possível ter um filme adaptado de histórias coloridas para uma temática nem um pouco infantil. O sucesso foi imediato, forçando assim a Fox a criar uma franquia de filmes com um universo próprio e interligado, inspirando anos depois a própria Marvel a criar seu próprio estúdio cinematográfico e seu universo compartilhado de filmes.

1 – Superman: O Filme (1978)

Claro que não era possível fazer uma lista com os filmes mais importantes para a Cultura Pop sem colocar no topo o filme do maior super-herói de todos os tempos. Richard Donner, mesmo em 1978, trouxe consigo o que seria até hoje o melhor e mais importante filme de super-herói de todos. 

O Superman de Christopher Reeve, acompanhado por uma das trilhas sonoras mais icônicas do cinema, criada por John Williams, mostrou ao mundo que o homem podia voar criando o filme definitivo para o herói mais importante das HQs. Tão grande foi o sucesso de Superman nos cinemas, que o personagem de Christopher Reeve ainda ganhou mais 3 sequências e uma homenagem por Bryan Singer em 2006 com Superman – O Retorno, servindo de continuação para Superman 4 – Em Busca da Paz

A superprodução de Donner ainda recebeu três indicações ao Oscar, teve o orçamento mais caro até a época, foi aclamado pelo público e pela crítica e deteve o posto de um dos filmes mais lucrativos com seu 300 milhões em bilheterias no mundo todo. O maior super-herói de todos os tempos obviamente teria que ter o filme mais importante para a Cultura Pop de todos os tempos.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *