One Punch Man: Saiba quem é o novo rei dos memes
Ultimamente a internet tem sido tomada por uma série de memes de um herói careca, com uma roupa amarela meio improvisada, luvas vermelhas e uma cara nada empolgada. Mas quem é esse herói que tomou conta da internet?
One Punch Man é uma série em mangá, criada por um autor que usa o pseudônimo “ONE” e que foi recentemente adaptada em anime pela Madhouse, estúdio que trouxe animes como Death Note e Hunter x Hunter. A história se passa em uma cidade fictícia chamada “City Z”. O mundo está infestado com os mais diversos monstros que aparecem de forma misteriosa e causam a destruição da cidade. Saitama, o One Punch Man, é um herói incrivelmente poderoso, que consegue derrotar os mais terríveis monstros com apenas um soco. No entanto, devido ao seu enorme poder, Saitama se tornou uma pessoa entediada com seus poderes e está constantemente buscando um desafio à sua altura.
Em suas aventuras, ele encontra novos amigos, inimigos, e seu próprio discípulo, o Cyborg tagarela Genos, que aprende na marra a resumir seus argumentos em 20 palavras. O Herói chega até a ingressar na Associação de Super-Heróis para ser oficialmente reconhecido como um Super-Herói. Mas, apesar de destruir com apenas um soco até os monstros que os maiores membros da Associação têm dificuldade em derrotar, Saitama encontra dificuldades para ter o devido respeito. A maioria o olha torto devido à sua aparência esguia e nada imponente, alguns até o acusam de ser uma farsa. Apenas uma pequena parcela reconhece sua força e sua humildade perante os outros.
Mas porque tanto barulho com este anime? O que mais chama atenção na obra é como ela aborda o tema do Super-Herói de uma maneira pouco convencional. Normalmente encontramos o herói hiper motivado que está sempre sendo posto à prova. Aqui temos um herói entediado, beirando a depressão, que sonha em encontrar um desafio que o faça suar, afinal foi para isso que ele se preparou, treinando a ponto de ficar careca. O tema dá espaço para reflexão, e é interessante ver um herói sem motivação que nunca precisou suar para derrotar seus inimigos. A vida fácil também cansa. Já dizia Raul Seixas “É chato chegar a um objetivo num instante”.
Mas não é só de reflexões que vive One Punch Man. O humor na obra é bem forte e vem de todos os lugares. Seja na sutileza de ver alguém vestido de super-herói fazer compras no super mercado, seja em Saitama agoniado na mesa de jantar, sacudindo as pernas, porque o seu discípulo não consegue parar falar. A ação também empolga e apesar de vencer os vilões com apenas um soco, os autores encontraram maneiras de tornar as lutas mais longas e empolgantes. Mas afinal, será que Saitama encontrará um vilão à sua altura que o tirará deste tédio? Vale a pena assistir para saber.