O presente e o que esta reservado para o futuro da DC nos cinemas

Após um período de críticas intensas, dividindo críticos e fãs , parece que a DC finalmente  atingiu um consenso e com a estreia de Mulher-Maravilha.  Dirigido por Patty Jenkis,  o filme arrecadou uma excelente marca nas bilheterias, já em seu primeiro final de semana e provou que é possível que um longa onde a protagonista seja uma heroína alcance o sucesso e  traga o retorno financeiro.

A aceitação de personagens femininas como protagonistas no mundo dos heróis até então era um receio dos estúdios, por isto o filme da amazona está sendo tão importante para a indústria cinematográfica. Ainda assim, apesar de todo o sucesso que a DC alcançou, ela ainda precisa se provar  nos cinemas para que seus futuros projetos sejam realizados e bem sucedidos.

No primeiro momento, a DC vinha tentando se afastar das características dos filmes já produzidos pela Marvel, fazendo com que o universo da DC nos cinemas fosse um pouco mais sombrio, com uma aura mais densa. A Marvel por sua vez, sempre investiu em um tom mais leve, com piadas focando no entretenimento familiar  e na ação, o que  parece ter funcionado muito bem para o estúdio.

Com Batman Vs Superman, ficou comprovado que a DC teria de ir além para fugir das comparações com a Marvel. Os dois estúdios lidam com heróis de quadrinhos, e isso por si só abre o precedente para a comparação. Capitão América: Guerra Civil trouxe o embate entre Homem de Ferro e Capitão América no mesmo ano em que o Batman enfrentou o Superman, e isso foi o suficiente para as mais diversas comparações.

Apesar  da cautelas e cenas feitas especialmente para os fãs que acompanham os personagens nos quadrinhos, o filme mostra que mesmo com as tentativas em criar sua própria identidade, existe um certo receio de se afastar de tudo o que já vem sendo apresentado dentro deste universo de super heróis.  Após as péssimas notas de avaliação dos críticos, foi lançada a versão do diretor com mais cenas e explicando um pouco melhor alguns pontos que haviam ficado abertos, o que ajudou no reconhecimento do longa.

Com todos os comentários sobre Batman vs Superman, a DC resolveu reavaliar e reeditar o seu projeto que já estava em produção, Esquadrão Suicida e decidiu que o filme deveria trazer um pouco mais de humor ao apresentar o grupo de vilões. Com muitos atores populares e uma grande quantidade de personagens a ser apresentados, novamente a escorregou. O longa foi uma das maiores bilheterias do ano, vendeu muitos produtos, mas, como filme, não chegou perto do que se esperava para dar credibilidade para o estúdio.

Em meio a este cenário surgiu a Mulher Maravilha, dando um novo fôlego e deixando os fãs e críticos mais otimistas em relação aos futuros projetos.  Aquaman é um dos filmes que está sendo filmado e até o momento deve manter a data acordada para a sua estreia em Dezembro de 2018.

Alguns dos próximos filmes da DC  já sofreram com as crises de interesses entre o estúdio e a equipe criativa, fazendo até mesmo com que diretores e atores abandonassem projetos, como por exemplo os diretores Seth Grahame-Smith e Rick Famuyiwa que abandonaram a direção do filme do corredor escarlate, Flash, que segue sem diretor definido.

Atualmente o foco esta voltado para o filme da Liga da Justiça que tem a estreia prevista para novembro de 2017. Este provavelmente deve ser o filme que irá ditar a maneira como todos os outros serão trabalhados no futuro (ou não).

O filme da Liga  sofreu recentemente uma perda, Zack Snyder, deixou as gravações devido a problemas familiares passando então a responsabilidade para Joss Whedon, que já esta acostumado a trabalhar com heróis. O diretor de Vingadores e A Era de Ultron agora e cuida das refilmagens que o filme precisou passar.

Além de Aquaman e Liga da Justiça, uma sequência de Esquadrão Suicida pode já estar sendo trabalhada, e conforme informações do ator Joel Kinnaman que interpretou Rick Flag, as gravações irão começar  já em 2018. O longa ainda não tem um nome na direção.

David Ayer, diretor do primeiro filme do Esquadrão não irá retornar na direção da sequência por estar envolvido em outro futuro projeto da DC, “Gotham City Sirens“, porém já existem alguns nomes cotados para o trabalho, e entre eles estão Mel GibsonJaume Collet-SerraGuy Ritchie.

Além dos filmes citados existe mais uma pequena lista de filmes que ainda estão sem data definida, mas que devem intensificar os trabalhos após o filme da Liga. Entre eles estão: Batgirl, Liga da Justiça Sombria, Batman, Flash, Homem de Aço 2, Tropa dos Lanternas Verde, Ciborgue, Asa Noturna e Adão Negro.

Liga da Justiça chega aos cinemas em Novembro.

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *