O Capacitor Indica | Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

A depressão tem se tornado um dos grandes males nesse século, principalmente, por atingir os jovens cada vez mais. Sobre essa temática há inúmeras obras, como podemos citar As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky), O Último Adeus (Cynthia Hand), Os 13 Porquês (Jay Asher), entre outros.

Dentre as inúmeras opções que existem na literatura sobre essa grave doença, um dos meus livros favoritos é Por Lugares Incríveis, da Jennifer Niven. Na trama conhecemos Violet, uma garota que tinha a vida perfeita, até que um trágico acidente vitimiza sua irmã e faz com que a sobrevivente passe a se isolar de todos – até que o esquisitão da escola, Theodore Finch, entra em cena e se propõe a apresentar o lado incrível da vida.

A plataforma de streaming Netflix, surfando na onda de seus recentes sucessos com adaptações – vide a série 13 Reasons Why e os queridíssimos filmes Para Todos os Garotos que Já Amei -, e percebendo o potencial da obra e a relevância do tema, traz em seu catalogo no próximo dia 28/2, o filme Por Lugares Incríveis. Confiram o trailer: 

Sinopse:

Elle Fanning e Justice Smith

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.