Mulher-Maravilha | Gal Gadot recebeu apenas US$300 mil de cachê para o filme

[Atualizado]

[Fim da atualização]

 

Quando pensamos em filmes de super-heróis, é comum imaginarmos que os atores e atrizes principais receberam um cachê na casa dos milhões. No entanto, nem sempre é assim.

É até óbvio que um ator que não tenha ainda um currículo muito recheado não receba o mesmo cachê que outro que já tenha sua vaga no Olimpo dos grandes astros. Gal Gadot, por exemplo, não tinha um grande passado em Hollywood antes de interpretar a Mulher-Maravilha do Universo Cinematográfico da DC. Sua atuação mais relevante foi na franquia Velozes & Furiosos, na qual fez três filmes. Além disso, teve uma ou outra participação em outros filmes como Uma Noite Fora de Série e Encontro Explosivo.

Dessa forma, poderia se considerar razoável que a atriz tenha recebido ‘apenas’ 300 mil dólares por sua participação nos filmes Batman vs Superman e Mulher-Maravilha, conforme foi publicado pelo site Variety. É claro que o valor pode parecer alto para qualquer trabalho, mas não se você lembrar que estamos falando de um personagem principal em um blockbuster, que costuma render no mínimo algumas centenas de milhões.

É curioso que, de acordo com a mesma reportagem, Chris Evans tenha recebido as mesmas cifras para interpretar o Capitão América em seu primeiro filme solo. No entanto, por mais que o ator já tivesse atuado em alguns papéis mais relevantes (inclusive outro herói da Marvel, o Tocha Humana, em outro estúdio, a Fox), o Universo Cinematográfico da Marvel ainda estava em fase de consolidação, portanto, o filme era uma aposta.

Henry Cavill, ganhou nada menos que 14 milhões de dólares para interpretar o Superman em Homem de Aço, que deu início ao Universo DC nos cinemas. Ainda que o universo da DC estivesse dando seu primeiro passo, já não era uma aposta tão alta em teoria, já que filmes de super-heróis estavam em alta (ironicamente graças à Marvel) e o Superman é um dos (se não O) mais populares dos quadrinhos. Ou seja, o retorno era quase certo.

Contudo, Man of Steel arrecadou cerca de 668 milhões de dólares, menos do que se esperava. Já a Mulher-Maravilha, que ainda está em cartaz, em três semanas já está quase neste número e tem previsão de ultrapassar.

É claro que Mulher-Maravilha também era uma aposta, afinal, era a primeira vez que esse personagem seria retratado nas telonas, além de ser o primeiro filme do gênero protagonizado por uma mulher. Assim, a Warner tinha esses argumentos para manter uma certa desconfiança com o filme.

Por outro lado, como já foi dito, o passado de Gal nas telonas era curto, mas relevante, afinal, a franquia Velozes & Fuoriosos tem bastante alcance, além de suas participações em filmes de ação/comédia com grande repercussão, inclusive ao lado de grandes astros como Cameron Diaz e Tom Cruise. Enquanto Henry Cavill, havia participado da série The Tudors, de certa repercussão lá fora mas pouca por aqui, e teve outras participações em alguns filmes também, normalmente de pouco destaque. Sua maior participação no cinema foi ainda aos 18 anos em O Conde de Monte Cristo. Dessa forma, quando ele foi escolhido para ser o Superman, muitos poderiam dizer que ninguém ‘nunCavill’ esse ator.

O fato é que nenhum desses argumentos, explica definitivamente a discrepância absurda de valores entre o cachê de Gadot e de Cavill. Ainda que Gal tenha participação nos lucros do filme, a diferença no valor continua injustificável. Alguns podem argumentar que a atriz poderia simplesmente não ter aceitado. Ora, ela era uma atriz estrangeira, com pouca bagagem e uma grande oportunidade na carreira, pois, queira ou não, a Mulher-Maravilha é um dos ícones da cultura pop. E só de estar sob os holofotes em tal papel, sua carreira poderia engrenar. Questionar qualquer coisa em tal situação é um tiro no pé e talvez até suicídio profissional.

É claro que hoje, depois de tamanha repercussão, tanto do filme quanto dessa notícia, Gal Gadot deve ter um aumento considerável em seu cachê, no caso da renovação do contrato. Até porque agora já se tornou uma certeza e deixou de ser aposta. Contudo, é inevitável observar como a disparidade entre gêneros ainda persiste, inclusive (ou especialmente) em Hollywood. Este será mais um desafio a ser superado pela Mulher-Maravilha. Ainda que seja ainda um pequeno passo, ter chamado atenção para o caso (e consequentemente a causa), já pode ser considerado um pequeno avanço, considerando-se o mundo que costuma ignorar a batalha diária que as mulheres enfrentam.

 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *