Josh Radnor, o Ted Mosby, quer que os fãs superem How I Met Your Mother
Existem atores que serão sempre lembrados por algum personagem que tenham interpretado, seja por tê-lo feito de forma marcante, seja por tê-lo feito por muito tempo (ou por ambos), não importando quantos outros personagens eles façam ao longo da carreira. Em alguns casos, isso não é um problema, mas na maioria das vezes eles ficam um pouco frustrados, e até chateados, com esta “marca”.
Josh Radnor é um desses atores. Após ter interpretado Ted Mosby em How I Met Your Mother por nove temporadas, o ator, que também tem uma banda de folk e já interpretou outros personagens em filmes, além de escrever e dirigir algumas produções, sempre é lembrado apenas pelo personagem.
E, aparentemente, Josh não curte tanto essa ideia de ser ‘o eterno Ted’. Em entrevista recente à GQ, ele disse que espera que a série (e o personagem) “se tornem apenas uma coisa na biografia“. Quatro anos após o fim da série, muitos dos fãs mais fervorosos não conseguem desapegar da série, de seus personagens e até mesmo das icônicas frases e lições que tiraram dela.
“Eu quase nunca penso na série”, ele diz.”É uma coisa estranha, quando você não vem fazendo algo em quase quatro anos. Mas as pessoas ainda vêm até mim e dizem: ‘Eu acabei de assistir a série pela oitava vez, até o final’. E eu fico, tipo, cara, isso é demais. Você deve seguir em frente. Ou eles falam sobre o show com tanta intensidade e paixão, e eles citam falas que não consigo lembrar de ter dito. E eu me sinto mal, porque é uma parte da vida de certas pessoas. É quase como se você tivesse parentes e eles só quisessem falar sobre como você estava na sexta série. E você diz, ‘Eu fiz muitas coisas desde a sexta série! Estou recebendo um doutorado aqui!’ Eu não quero diminuí-lo ou dizer que é juvenil – mas definitivamente parece que está vivendo no passado.“
Desde o fim da série, Radnor fez o seu melhor para criar uma certa distância entre Ted Mosby e ele mesmo: um ser humano real e complicado que só tem a voz e o rosto de Ted Mosby. Há muito o que ele pode fazer sobre sua estranha semelhança com Ted, mas isso não significa que ele não tenha tentado. “Eu não tirei a barba desde que a sitcom terminou“, diz ele. “Eu gosto de ter barba, e eu odeio me barbear. Mas parte disso foi que, quando me barbeio, pareço esse cara“.
Mas da mesma forma que a sitcom definiu a primeira fase de sua carreira, também lhe deu a liberdade de definir a segunda fase para si. “O que eu sempre penso sobre How I met your mother – por mais complicada que essa experiência tenha sido – é que isso me permitiu viver uma vida criativa. O que nunca gostei de ser um ator jovem e desempregado é que eu sempre dependi em pessoas dizendo sim para mim.”
Em resumo: estrelar uma sitcom tão bem sucedida como How I met your mother permitiu a Josh Radnor fazer, mais ou menos, o que ele quiser. Uma vez que o programa saiu do ar, suas atividades criativas incluíram um papel de co-protagonista na provocativa produção de Ayad Akhtar, que foi nomeado ao Tony Awards, Disgraced na Broadway; interpretando um médico viciado em morfina no drama da Guerra Civil, Mercy Street; e um papel principal em The Babylon Line de Richard Greenberg, que esteve em cartaz por quase três meses no Lincoln Center. Ele também aprendeu a tocar violão e gravou um álbum com seu amigo Ben Lee; o primeiro álbum, intitulado Radnor & Lee, saiu em novembro passado.
Além dos projetos citados acima, Josh Radnor está estrelando uma nova série de drama/musical que promete ser uma mistura de Glee com Friday Night Lights, chamada Rise. A série tem no elenco ainda as atrizes Auli’i Cravalho, que dá voz a Moana e faz sua estreia em live action, e Shannon Purser, a Barb de Stranger Things. A série estreou pela NBC nos EUA em 13 de Março e não tem previsão de estreia no Brasil.