J.J Abrams explica cena deletada do filme Star Wars: ODespertar da Força

A campanha de marketing de Star Wars: O Despertar da Força, através dos seus vários trailers e spots de TV, não revelou muita coisa sobre o filme. Isto foi especialmente surpreendente, dada a distribuidora do filme, a Disney, que tem o hábito de entrar em modo de sobrecarga no mês antes do lançamento de um filme, entregando tudo nos trailers e spots de TV. Na verdade, nós vimos bastante coisa nos trailers, só não conseguíamos juntar as peças do quebra-cabeça, uma vez que não tínhamos todas. Mas, mesmo com o pouco que foi mostrado, espectadores notaram que cenas que constavam no trailer não chegaram às telonas.

A cena que gerou repercussão foi a que a personagem, Maz Kanata (Lupita Nyong’o), entrega o sabre de luz a alguém, que os fãs especulavam ser Leia Organa.

No filme em exibição, Rey se depara com o velho sabre de luz de Luke Skywalker (e de Anakin Skywalker), trancado em uma caixa misteriosa no palácio de Maz Kanata. Ela tenta dá-lo à Rey, que o recusa, dizendo que não quer ser parte de tudo aquilo. Maz, posteriormente, entrega o sabre a Finn, que o leva para a base da Resistência.

Então, em nenhum momento do filme Maz entrega o sabre à Leia. Onde foi parar esta cena? Bem, J. J. Abrams em entrevista ao Entertainment Weekly explicou:

“Às vezes você descobre que algumas cenas que você daria tudo para filmar são absolutamente inconsequentes, e, menos impactantes do que o desejado… Por mais que você tente escrever e gravar apenas o que é necessário – ninguém quer desperdiçar o tempo de ninguém – quando você está na sala de edição é que você percebe isso. Muitas vezes as cenas que idealizamos podem surtir um efeito diferente do desejado, como enfraquecer uma personagem, ou distraí-lo do que é realmente relevante. Por isso acabamos por cortar algumas.”

Quanto à cena de Maz Kanata entregando o sabre, J.J diz:

“A cena foi realmente filmada, mas nós a cortamos. Em um ponto do roteiro, Maz seguiria junto com os personagens de volta para a base da Resistência e entregaria o sabre à General Leia. Porém, percebemos que ela não tinha nada de relevante para fazer lá.  Por isso, acabamos por deixar de fora esta cena.”

Vamos torcer para que ao menos cenas como esta estejam no Blu-Ray.

Confira um pedaço da entrevista:

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *