Halloween | Dicas de filmes para assistir com crianças

Apesar de o Halloween ser uma celebração que não faz parte da tradição e cultura brasileira, cada vez mais nos vemos envoltos por essa data, especialmente nós, fãs e consumidores de cultura pop. Especialmente para as crianças, e ainda mais, para aquelas que estudam inglês. Dessa forma, é crescente o interesse dos brasileiros pela data e consumimos muito do que nos é oferecido sobre ela.

Entretanto, é preciso filtrar o conteúdo que chega até as crianças, que como dito anteriormente, são grandes consumidores do mesmo. Afinal, sabemos que a classificação etária está aí para isso, assim como também sabemos que poucos dão a mesma a devida atenção.

Por essa razão, resolvemos fazer uma breve lista de filmes que podem (e deveriam!) ser assistido com ou pelas crianças nessa data que pode ser muito divertida sem se preocupar se o conteúdo é pesado demais para elas. Vamos a ela:

O Halloween de Pooh e o elefante

Nesse filme de 2005, e que não é nem um pouco aterrorizante, vemos uma história onde o, sempre guloso, Pooh come todos os doces que a turma tinha guardado para o Halloween. O novo personagem Bolota está ansioso para brincar pela primeira vez de “Doces ou Travessuras”, mas é advertido a não ser pego pela criatura Goblum, senão será transformado em abóbora. Mas se alguém capturar Goblum primeiro, poderá fazer um pedido. Esse é um daqueles filmes bem fofinhos e leves e é indicado para crianças por volta de e acima de 3 anos.

Charlie Brown e a grande abóbora

Que tal apresentar a criançada à um belo clássico? Charlie Brown E a Grande Abóbora de 1966, conta a história de uma carta que Lino escreve para a Grande Abóbora, uma espécie de Papai Noel do Dia das Bruxas, pedindo que ela apareça este ano. O resto da turma não leva o menino muito a sério e se diverte brincando de “doces e travessuras” e se fantasiando para a festa. O Halloween dos Peanuts é divertido e inocente. Recomendado para crianças acima por volta de 4 anos em diante.

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada

O primeiro live action da lista é um outro clássico, esse dos anos 90. O simpático personagem dos quadrinhos é a estrela desse filme encantador cuja história foca no encontro entre Kat, uma garota que se muda para uma mansão mal assombrada e Gasparzinho, um fantasma amigável. À primeira vista, os dois parecem não ter nada em comum, mas juntos terão de lidar com o sentimento de solidão e aprenderão o verdadeiro significado da amizade. Esse filme pode ser mais recomendado para crianças maiorzinhas, acima de 7 anos até porque mostra que entre Gasparzinho e Kat se apaixonam, e alguns pais podem não achar adequado para crianças (apesar da pureza do sentimento entre os dois).

Contudo, sua sequência, Gasparzinho e Wendy de 1998, tem uma história ainda mais fofinha e que pode ser assistida sem restrições no que diz respeito a romance. Nesse filme, a bruxinha boa Wendy (que nos quadrinhos clássicos chegou a ter seu nome traduzido para Luísa), fica amiga de Gasparzinho, e os dois unem forças com as tias loucas de Wendy (Gert, Gabby e Fanny) e também com o Trio Assombro (que são amigos/inimigos de Gasparzinho) para derrotar o perigoso mago Desmond. Esse filme é ainda mais bobinho e pode ser assistido por crianças a partir de 4 ou 5 anos.

Matilda

Para quem quer fugir da temática de bruxas e monstros, Matilda (1996) é a pedida certa. Na história, a garotinha protagonista, estudiosa e inteligente, descobre que tem poderes e decide usá-los para combater a crueldade do diretor de sua escola e de seus pais. O filme é ótimo também para reforçar a questão de diversidade e de respeito às diferenças. Recomendado para crianças acima de 6 anos

Hotel Transilvânia

De volta às animações, temos o divertidíssimo Hotel Transilvânia. O terrível Conde Drácula não assusta ninguém nessa animação. Na verdade, é ele que tem medo de humanos e por isso criou um hotel longe da civilização para receber os monstros em busca de sossego e manter protegida sua filha adolescente Mavis. Porém, a tranquila rotina do local muda quando Jonathan, um garoto normal de 21 anos, aparece nas redondezas. Nesse caso, recomendamos ambos os filmes já lançados pela franquia. É bem divertido e tem todos os personagens clássicos de Halloween envolvidos. Esse pode ser assistido por crianças a partir de 4 anos.

Coraline e o mundo secreto

Baseado no livro de terror infantil de Neil Gailman, Coraline conta a história da pequena heroína que está infeliz por ter que mudar de casa e deixar seus amigos para trás quando descobre uma porta para outro mundo. Quem conhece o trabalho de Neil Gaiman sabe da qualidade e quem já leu o livro e assistiu ao filme diz que há muita qualidade na animação (não a toa a mesma é muita aclamada pela crítica que tem 90% de aprovação no Rotten Tomatoes). Vale ressaltar que pode impressionar algumas crianças, mesmo tendo classificação etária livre, dessa forma, é recomendado para aquelas acima de 8 anos (ou de acordo com a maturidade pessoal de cada uma).

Abracadabra

Winnie, Sarah e Mary são três bruxas do século XVII, que aparecem no século XX após serem evocadas no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos por praticar feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Mas, para isso, precisarão enfrentar três crianças e um gato falante que podem atrapalhar seus planos. Abracadabra (ou Hocus Pocus, no original) é mais um clássico dos anos 90, daqueles de Sessão da Tarde, ou seja, pode ser assistido por qualquer idade, mesmo assim, provavelmente crianças abaixo de 6 anos podem não curtir tanto.

A Família Addams

Outro clássico da Sessão da Tarde e que precisa estar nessa lista, é A Família Addams. O filme conta a história de uma família macabra que vive em uma antiga e assombrada mansão que guarda uma imensa fortuna. Logo um advogado desonesto resolve armar um golpe e fazer com que um impostor finja ser Fester, irmão de Gomez, desaparecido há 25 anos. Mas o falso tio não sabe os perigos que envolve ser um Addams. Mais uma vez, a questão da maturidade da criança é determinante para definir quem pode assistir, mas no geral, a recomendação é para aqueles maiores de 8 anos.

Paranorman

Voltando às animações e filmes para os menorzinhos, Paranorman conta a história de um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade. Esse pode ser assistido por crianças a partir de 5 anos.

Monstros S/A

Pra fechar, mais uma animação fofinha e muito bem produzida, padrão Pixar de qualidade. Monstros S.A. é um fábrica de sustos que gera energia através dos gritos das crianças que recebem visitas noturnas de assustadoras criaturas. Lá, James P. Sullivan, um grande e intimidador monstro de pelo azul e chifres, é auxiliado por Mike Wazowski. Mas, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully trazem a garota Boo para dentro da fábrica, gerando uma enorme confusão. Quem já assistiu sabe que o filme é muito divertido e nada assustador, além de trazer momentos muito fofos, dessa forma, ele é adequado para todas as idades.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *