Geek & Game Rio Festival 2017 | Uma experiência para crianças de todas as idades

No último fim de semana (21 a 23 de Abril) aconteceu no Rio de Janeiro o Geek & Game Rio Festival 2017. Eu, Thiago Amaral, fui no Domingo com minha esposa e filha para conferir de perto e conto agora o que vi por lá.

Nunca havia ido a um evento do tipo, exclusivamente dedicado a esse público. E, como bom geek que sou, fiquei encantado, parecia uma criança em parque de diversões. Já a criança que estava comigo, minha filha Alice de 5 anos, também pôde se divertir muito.

E o diferencial desse evento é justamente o fato de também se preocupar com as crianças. Havia um espaço especial no evento só para os pequenos, chamado Little Heroes. Lá eles tinham diversas atividades gratuitas e muito legais, todas voltadas para eles. Alice curtiu muito a pintura facial (um belo trabalho das artistas, por sinal, tanto pelo talento quanto pela paciência).

Pintura facial no stand Little Heroes

Ainda no Little Heroes, era possível para os pequenos fazerem atividades como jogar board games ou RPG (sempre sendo orientados por um profissional gabaritado) ou até participarem de uma oficina de desenho, mangá ou Lego. Ainda era possível jogar alguns games no XBox One, entre outras coisas muito legais. E um detalhe importantíssimo a respeito da entrada de crianças: se elas tivessem até um metro de altura, asseguravam entrada gratuita.

Mas é claro que nem tudo por lá era apenas para os pequenos.

Além das atrações, esses eventos trazem inúmeras oportunidades de comprar produtos como colecionáveis, camisas, pôsteres, quadrinhos, itens decorativos, games e serviços, havia ainda a possibilidade de assistir palestras e workshops com diversas personalidades da Cultura pop no Brasil. Nesse dia, por exemplo, Maurício Cid, do Não Salvo, esteve por lá, como convidado especial. Quando passei por lá, estavam no palco Bruno Bock e Rolandinho do canal Pipocando.

Palestra sobre a vida de um YouTuber

Também estava rolando um campeonato de League of Legends, e quem conhece um pouco de eSports sabe que isso é quase sagrado no meio. Com uma baita estrutura, havia até uma arquibancada lotada pra acompanhar a competição.

Campeonato de League of Legends rolando: sucesso de público na certa

Para aqueles que não se contentam em somente assistir e preferem agir, havia algumas formas de ocupar o tempo. Para os mais estratégicos e que curtem mais imaginação, era possível sentar e jogar jogos de tabuleiros, cartas e os mais diversos tipos de RPG a sua escolha nas muitas mesas destinadas a tal coisa. E se estivesse a procura de novos itens para seus jogos, havia muitos estandes para fazer suas comprinhas.

Dezenas de mesas para jogar

Mas se seu negócio está mais para ação mesmo, ao vivo e em cores, você poderia se esbaldar em uma das diversas máquinas de fliperama (para os mais clássicos), ou em um dos estandes com video-games da geração atual. Além de outros estandes onde podia-se jogar os famosos PC games de FPSs, mmorpg e outros jogos online tão populares entre a geração atual de gamers.

Se entre umas comprinhas e uma rodada de games batesse aquela fome, era possível escolher entre aqueles foodtrucks super legais e deliciosos que agradam até aos estômagos mais exigentes. Mas se estivesse com pouca grana, sempre era possível encontrar amostras grátis pelo evento.

E como todo evento geek que se preze, havia muitos cosplayers. Eu mesmo tirei fotos com dezenas deles. Minha filha ficou muito feliz em encontrar alguns de seus personagens favoritos pessoalmente. Em outros casos, ficou com muito medo de alguns vilões realistas demais. Nunca saberemos como as crianças veem esse tipo de coisa. Alice, por exemplo, é uma criança muito esperta, mas nem ela se sentiu segura e confiante o suficiente para tirar uma foto ao lado de uma das dezenas de Arlequinas que por lá estavam, mesmo ela gostando da personagem. Imagine a desconfiança dela diante do pai sendo ameaçado pelo Coringa vestido de enfermeira?

Coringa vestido de enfermeira me ameaçando

No entanto, com alguns grupos ela se sentiu mais protegida, por assim dizer.

Como com a Princesa Tiana, por exemplo

Ou com esse ‘Leio’ e essa ‘Chewbaquinha’, como ela mesma disse

Seja você criança, adulto solteiro, casado, com filhos ou não, o evento é muito bacana e altamente recomendável. Tem diversão para todas as idades e bolsos. Esse ano ganhamos os ingressos graças a uma promoção no Instagram da PacMãe, em uma parceria com a Mundinho Geek (valeu mesmo, pessoal! Adoramos!). Mas na próxima eu iria nem que tivesse que pagar inteira e ainda levaria os amigos. Por mais eventos bacanas e pra toda família como esse!

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *