Game of Thrones S08E03 | For Winterfell

Aviso: Este artigo contém spoiler dos episódios já exibidos de Game of Thrones

Desde muito tempo, fala-se que o terceiro episódio da oitava e última temporada de Game of Thrones traria uma batalha sem precedentes que chocaria o público e seria a maior batalha já vista na televisão, algo da proporção de Senhor dos Anéis.

Agora, é seguro dizer que o episódio entregou uma batalha de proporções magnânimas, mas falhou em entregar um produto com a essência de Game of Thrones.

Image result for game of thrones season 8 episode 3

“Não se apegue a nenhum personagem”?

Game of Thrones sempre foi conhecida por ser uma obra sem amarras, que pouco se preocupa com o tradicional ou com o que seu público espera. Personagens de fundamental importância morrem nas situações mais inesperadas. Esta sempre foi a marca da série.

Agora, em seus episódios finais, a série parece temer abrir mão de seus personagens, mesmo no conflito mais aguardado da saga.

Depois de uma batalha épica, nenhum personagem deveras importante morreu. Obviamente, houve mortes, mas por mais que seja de um ou outro personagem querido, convenhamos que não foi ninguém de fato relevante para o panorama geral.

Para uma série que matou o seu personagem mais proeminente ainda nos dez primeiros episódios, o maior conflito da saga acabou por ser tremendamente covarde.

Entrando mudo e saindo calado

Os caminhantes Brancos vinham sendo construídos como uma grande ameaça desde a primeira temporada. Em doses homeopáticas, a trajetória dos seres gelados foi sendo contada em paralelo, preparando para um grande conflito. Conflito este que foi resolvido de maneira simplista, rasa e pouco elaborada.

Com apenas um episódio, uma das maiores ameaças da série, o Rei da Noite, foi derrotada sem a oportunidade de dizer uma palavra sequer, indo totalmente de encontro com a forma como George R.R. Martin toca a sua história, ou até mesmo como o série vinha construindo seus personagens.

“Em Game of Thrones ninguém é inteiramente bom ou mal.”, exceto pelo Rei da Noite, aparentemente.

Vale lembrar que a série chegou a desenvolver um pouco mais da origem do vilão quando mostrou alguns flashbacks onde o personagem era criado pelos Filhos da Floresta, contra a sua vontade. Naquele momento, a série ainda trazia traços de sua essência e dava a entender de que veríamos mais das circunstâncias que o criaram. Mas parece que não mais.

Talvez esta seja uma tentativa para capitalizar em cima do vindouro spin-off da franquia que focará nos eventos da primeira Longa Noite.

Uma das maiores surpresas do episódio veio do fato do Rei da Noite ter sido morto por Arya Stark, contrariando toda e qualquer teoria em relação ao Príncipe Prometido. Talvez o grande papel desempenhado por este (Seja Daenerys ou Jon) tenha sido movimentar a população contra a grande ameaça e não derrotá-lo efetivamente.

Image result for game of thrones season 8 episode 3

A Longa Noite na imagem

Apesar de trazer momentos grandiosos e uma batalha robusta, o episódio tentou economizar entregando uma imagem escura para disfarçar os efeitos especiais. O resultado disso foram imagens que acabaram sendo distorcidas pela transmissão, além de diversas passagens confusas que em nada agregaram ao clima do episódio.

Image result for bran stark

Novo LOST

O episódio também contribuiu com sua parcela de pontas soltas que provavelmente não serão amarradas na série, como mais do contexto do Rei da Noite. Outro ponto foi a contribuição de Bran Stark para o conflito, quando em meio à batalha levantou voou ao adentrar em alguns corvos.

O personagem que parecia ter um dos maiores potenciais para a série, especialmente por ter em sua mente todo o conhecimento da região, acabou por ser apenas um McGuffin (objeto que move os personagens) vazio.

Terminado o conflito com os mortos, as chances do personagem trazer novas informações que ajudem a complementar a história dos caminhantes (ou do universo em si) ficam ainda mais remotas.

Image result for game of thrones season 8 episode 3

Conclusão

Com uma produção grandiosa e impactante, Game of Thrones entrega um episódio covarde e abre mão de sua essência e se torna uma história clichê onde os heróis são defendidos fervorosamente pelo roteiro em detrimento da coesão.

Em uma série que já foi imprevisível como a vida real, onde os personagens carregavam defeitos e virtudes como a vida real, agora temos apenas uma fantasia qualquer. Deixamos de acompanhar a briga pelo Trono de Ferro para acompanhar as escolhas do roteirista.

O que deveria ser o episódio mais grandioso da temporada, acabou por ser um dos mais grandiosos desapontamentos da série.

Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...