Game of Thrones S08E02 | Boa sorte nas guerras que virão

Aviso: Este artigo pode conter spoiler dos episódios já exibidos de Game of Thrones

O retorno de Game of Thrones para a sua última temporada não foi dos mais agitados. Conhecida como uma série repleta de mortes, surpresas e reviravoltas, o primeiro episódio pareceu morno para muitos que assistem a série apenas pelos momentos chocantes.

Contudo, Game of Thrones trata-se de muito mais do que sangue, guerras e tramoias. Trata-se de uma série sobre pessoas, seus lados bons e ruins e suas relações.

O segundo episódio da oitava temporada veio para deixar isto ainda mais claro. Focando nos diálogos e ainda em mais reencontros, a série se prepara para deixar suas pontas pré-amarradas para os quatro episódios finais, onde a maior parte dos conflitos se concentrará.

A guerra por vir

Enquanto traz alguns reencontros que foram anunciados no primeiro episódio, como o de Bran com Jaime Lannister, o episódio mostra a preparação de Winterfell para a guerra que está por vir.

Focando nos diálogos finais antes do conflito, o episódio consegue trazer desfechos para algumas histórias, como a de Brienne de Tarth que finalmente foi ungida como uma Sor, na mesma medida em que prepara conflitos que ainda verão seu ápice, como a sucessão do Trono de Ferro por Jon Snow e Daenerys Targaryen.

Outro ponto positivo foi a presença de Fantasma, lobo gigante que acompanha Jon Snow desde o início da série. Apesar de sua aparição ter sido bem discreta, sabemos que a criatura se encontra em Winterfell e deve tomar parte na guerra contra os mortos.

Conversa de amigos

Por outro lado, o episódio se deu ao luxo de gastar tempo precioso em conversas inócuas e que não necessariamente levam a trama para frente. Estes momentos, apesar de humanizarem os personagens criam uma sensação de enrolação para quem assiste, especialmente considerando que restam agora apenas 4 episódios para o final da série.

Com um primeiro episódio que deixou os mais afeitos a ação preocupados, o segundo episódio torna-se um sinal de preocupação para estes, em que pese muita coisa relevante aconteceu no que tange as relações entre personagens.

O Alvo do Rei da Noite

Durante a campanha pré-temporada, Vladmir Furdik, ator responsável por viver o Rei da Noite, comentou que o seu personagem teria um alvo dentre todas as pessoas do continente de Westeros.

Agora, após este episódios, sabemos que trata-se de Bran Stark, que assim como os Corvos de Três Olhos passados representa a memória da humanidade. E assim podemos dar esta questão por resolvida.

Contos da Cripta

Uma das maiores questões deste temporada, e porque não da série, é a real identidade de Jon Snow e sua possível reivindicação ao Trono de Ferro. Enquanto no primeiro episódio tivemos a revelação para Jon que este seria na verdade Aegon Targaryen, no segundo vimos o personagem contar o fato para Daenerys Targaryen, que lutou a vida toda pelo seu direito ao trono.

Contudo, toda a tratativa acerca do parece corrida e sem a devida dramaticidade. Um Jon Snow que cresceu a vida toda sofrendo por ser um bastardo que nunca conheceu sua mãe se mantém praticamente impassível diante de uma revelação tão grande, enquanto que Daenerys, filha de uma família tradicional que teve seu direito a trono tomado por revoltosos, ouve a história sem esboçar grande descrença ou qualquer outra emoção mais evidente.

Analisando toda a trajetória da personagem na série, parece difícil de acreditar que algo, independente do tamanho da ameaça, pudesse interromper a personagem de discutir o objetivo de toda a sua trajetória, mesmo que por mais alguns segundos. No entanto, prevalece a vontade do roteiristas e veremos as reais consequências disso em próximos episódios.

Conclusão

Com diversos diálogos interessantes e alguns momentos que mais soam como desperdício de um limitado tempo de temporada, Game of Thrones está finalmente pronta para ingressar em seus conflitos finais, onde os episódios serão mais longos e cheios de conflitos.

Resta saber se será o suficiente para amarrar todas as pontas criada ao longo das sete temporadas passadas.

Game of Thrones está sendo exibido aos domingos no canal pago HBO.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...