Game of Thrones | O que é o Fosso dos Dragões?
Aviso: Contém spoilers dos episódios já exibidos.
Com apenas um episódio para o final desta sétima temporada, os fãs de Game of Thrones já sofrem com o misto de empolgação e tristeza. O season final, que promete um tenso encontro entre Jon Snow, Daenerys e Cersei, junto com a maioria dos personagens relevantes da série promete fechar este arco e pavimentar o caminho para a oitava e última temporada.
No teaser do último episódio foi possível identificar que esta aguardada reunião se passará em um local que muito se assemelha às ruínas do que é descrito como o Fosso dos Dragões, o que corrobora com rumores do ano passado de que cenas dessa temporada se passariam no local que é bem conhecido para os fãs da saga literária.
Mas, para aqueles que só viram a série ou não focam muito nos detalhes dos livros, explicaremos o que é o Fosso dos Dragões.
Localizado na colina em Porto Real, o Fosso do Dragão é uma construção cavernosa que os Targaryen usaram para abrigar seus dragões, além de ter sido cenário de diversos eventos importantes da história de Westeros, como a coroação do rei Aegon II, que deu origem à famosa Dança dos Dragões, a Guerra Civil Targaryen.
Durante o conflito da família real na briga pela sucessão do rei Viserys I, após Porto Real ter sido capturada pela Rainha Rhaenyra, o Fosso dos Dragões foi destruído durante o Assalto ao Fosso dos Dragões.
O assalto foi uma revolta que envolveu milhares plebeus, liderados por um profeta chamado “O Pastor”, que invadiram o fosso para matar os dragões lá dentro. Cinco dragões (Shrykos, Morghul, Tyraxes, Dreamfyre e Syrax) e milhares de plebeus foram mortos. Um dos dragões, Dreamfyre, quebrou o teto do fosso em uma tentativa de fuga, o que ocasionou a morte de diversas pessoas.
(Mais detalhes sobre o assalto no vídeo)
Desde então, o fosso tem sido deixado em ruínas, servindo para outros propósitos diferentes do que motivara sua construção. Durante a Grande Praga da Primavera, o local fora usado para queimar os corpos que eram mortos pela doença.
Já em A Fúria dos Reis, segundo livro d’As Crônicas de Gelo e Fogo, algumas prostitutas encontraram no Fosso um bom local para atender seus clientes e em uma dessas ocasiões acabaram encontrando um esconderijo abastecido de fogo vivo por Lorde Rossart, durante a Rebelião de Robert, a mando do rei louco, Aerys II.
Em um pôster promocional divulgado, é possível ver mais uma imagem do momento da chega de Jon ao local que sediará a grande reunião.
Tudo indica que este seja realmente o famoso Fosso, o que deve dar espaço para diálogos interessantes sobre a história de Westeros e do local. Para os fãs que se interessam pela história pregressa de Westeros, este pode ser um prato cheio.
Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.