Game of Thrones | Não, Bran não é o Rei da Noite

Aviso: Contém spoilers dos episódios já exibidos

A cada nova temporada de Game of Thrones, novas teorias surgem tentando desenhar os eventos finais e as grandes revelações que a série deve trazer no futuro. Nesta sétima temporada, o público parece estar especialmente inspirado com as teorias, uma vez que as teorias mais bizarras e desmotivadas tem surgido na internet, como o caso da figurante de passagem que muitos acharam ser a Senhora Coração de Pedra.

Agora, outra teoria (antiga) que vem ganhando força é a de Bran Stark seria o Rei da Noite. A teoria é pautada em alguns indícios circunstanciais que não provam muita coisa. Durante o flashback da sexta temporada, onde Bran assiste a criação do Rei da Noite pelas mãos dos Filhos da Floresta, o futuro Corvo de Três Olhos parece sentir uma dor no mesmo momento em que o homem leva uma facada de Vidro de Dragão no coração. Em um momento posterior, ao questionar Folha sobre a criação do rei da noite, a filha da floresta responde que era para protegê-la de “Você(s)”. A resposta fica ambígua por conta da não variação da palavra You (Você) para o plural.

Isso explicaria o motivo do Rei da Noite saber onde Bran estaria no momento em que foi marcado e por ter cerrado os punhos como se sentisse a dor da transformação no flashback. E além das “evidências”, a internet segue criando montagens para tentar corroborar este teoria por algum motivo que ainda nos é desconhecido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A principal montagem é a que coloca os dois personagens lado a lado usando o broches semelhantes. Contudo, apesar da repercussão que a imagem teve, não passa de uma montagem como pode ser visto no comparativo acima.

Obviamente, tudo pode acontecer em Game of Thrones, por mais difícil que pareça. Mas a probabilidade de Bran ser o Rei da Noite é grande? Abordaremos a seguir.

Já é de amplo conhecimento que a série tem mudado alguns conceitos em relação aos livros, logo não seria problema mudar a origem de um personagem. E assim foi com o Rei da Noite. O personagem só apareceu nos livros por meio de citações, enquanto na série já possui o seu papel de vilão bem definido. Entretanto, sua origem já fora contada nas mídias e com notórias diferenças.

Nos livros, o Rei da Noite viveu durante a Era dos Heróis, não muito depois da construção da Muralha e foi nomeado como o décimo terceiro Lorde Comandante da Patrulha da Noite. Mais tarde, ele se apaixonou por uma mulher “que tinha uma pele mais branca que a lua e olhos tão azuis quanto o céu” (descrição que casa bem com uma caminhante branca). Ele a perseguiu e a amou apesar da sua pele ser “fria como gelo”, e assim entregou a ela sua alma. O Rei da Noite então levou sua amada à fortaleza de Fortenoite e após sua união profana, ele se declarou rei e ela sua rainha, e assim governaram como se fosse seu castelo particular por treze anos.

Durante o seu dito reinado, muitas atrocidades foram cometidas, dizem os contos nortenhos. O rei só fora detido quando Brandon o Transgressor, o Rei do Norte, e Joramun, o Rei-Para-Lá-da-Muralha, uniram suas forças.

Já na série, o Rei da Noite teria sido um dos Primeiros Homens que foi capturado pelas Crianças da Floresta. Uma das criaturas, chamada Folha, introduziu uma adaga de obsidiana em seu peito, fazendo que seus olhos ficassem azuis, tornando-o o primeiro dos Caminhantes Brancos.

Apesar das diferenças, já podemos notar uma coisa, a origem do Rei da Noite vem de muito antes do período de nascimento de Bran, o que já o torna duas pessoas diferentes, uma vez que Bran não pode se transportar fisicamente para outros períodos. Contudo, Bran possui a habilidade de transportar a sua mente para outros tempos e tomar controle de seres, entretanto sem alterar o passado (já explicamos os poderes do bran aqui). Deste modo, a única maneira do Bran poder ser o Rei da Noite seria se transportando no tempo e assumindo o corpo da criatura.

A ideia parece sólida, entretanto, assumir o corpo de alguém não é uma tarefa fácil. Tanto nos livros quanto na série, Bran encontra dificuldade em dominar mentes de criaturas que não seja seu lobo, principalmente as criaturas com mentes pensantes, como foi o caso inicialmente de Hodor. Ademais, para que o Rei da Noite (controlado por Bran) pudesse seguir constantemente com seus planos, em algum ponto da linha temporal precisaria existir um Bran que se dedicasse única e exclusivamente a controlar o Rei dos Caminhantes Brancos.

Em algum ponto da sexta temporada, Brynden Rivers, o primeiro(?) Corvo de Três Olhos fala para Bran que “é lindo debaixo do mar, mas se ficar por muito tempo pode morrer afogado”, o que claramente quer dizer que se ele “Wargar” por tempo demais haverá consequências, as quais ainda não sabemos. De todo modo, já resta provado que controlar em tempo integral uma criatura que se encontra em outro período seria uma tarefa árdua e pouco provável.

Da forma como tem sido construído na série o Corvo de Três Olhos e o Rei da Noite são forças antagonistas, e por mais que pareça uma boa virada de roteiro que os dois sejam iguais, a série dificilmente desenvolverá algo nesse sentido, principalmente com as regras postas e diminuta quantidade de episódios disponíveis.

“Na cabeça dela, todos os Brandons são um só” (Robb Stark)

Existem outras teorias meio absurdas como a que Bran influenciou o rei Aerys ou os outros Brandons Stark ao longo da história em diversos momentos importantes. Como disse Robb Stark sobre a velha ama, “Na cabeça dela, todos os Brandons são um só.” Deste modo, poderíamos ter Bran influenciando Brandon, o Construtor a construir a Muralha, Brandon, o Transgressor, a lutar contra o rei da noite ou até mesmo Brandon, o incendiário a tocar fogo nos navios.

Deste modo, não existem provas concretas de Bran possa de alguma maneira ser o Rei da Noite, e a probabilidade de que ele não seja segue muito maior, tanto em termos de narrativa como de logística. 6 episódios seria muito pouco para introduzir algo desta maneira. Bran retornou para o Sul da Muralha com o propósito claro de ajudar na guerra contra os mortos, e a julgar pela frequência com que o personagem tem aparecido, ele só será usado para trazer informações para os outros personagens. Contudo, como dito anteriormente, tudo é possível em Game of Thrones.

Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *