Game of Thrones | Como Jaime Lannister pode ser o Azor Ahai
À medida que a Longa Noite se aproxima, a busca pelo Azor Ahai renascido se torna mais intensa. Entre os fãs existem diversas teorias acerca da identidade do Príncipe Prometido, indo de Jon Snow a Torta Quente. Mas e se a resposta estiver esse tempo todo em nossa frente e não notamos?
Uma teoria afirma que Jaime Lannister, o mesmo que empurrou Bran Stark da torre, pode ser o grande herói que salvará Westeros dos Caminhantes Brancos.
Sobre o Azor Ahai
Em Westeros, o Azor Ahai é um herói lendário que derrotou os caminhantes brancos com uma espada flamejante chamada Luminífera. Existem diversas profecias na série, em sua maioria relacionadas ao Senhor da Luz, que indicam que chegará um dia “após um longo em que as estrelas sangrarão e o vendo frio da escuridão cairá sobre o mundo. Nesta hora, o guerreiro deverá empunhar sua espada flamejante.”
Pode ser Jaime?
Certamente, Jaime Lannister não seria o primeiro palpite dos fãs da série, como seria o caso de Jon Snow ou Daenerys Targaryen. Jaime não foi criado como um órfão, ele teve uma vida privilegiada e não possui nenhum “super-poder”, como Arya ou Bran. A única característica que o distingue dos demais é a falta de uma mão direita.
Dito isso, há evidências que levam a crer que Jaime possa ser o lendário salvador. A maior parte destas evidências foram expostas em uma thread do Reddit.
Do Valiriano…
De acordo com o dicionário Valiriano, as palavras para “Senhor” e “Luz” são Aeksio e Onos. Já para “Ouro” e “Mão” é Aeksion e Ondos (Parecidas, não?). A única pessoa com uma mão dourada em Game of Thrones é Jaime Lannister. Talvez Melisandre devesse procurar pela Dão dourada em vez do Senhor da Luz.
Vale ressaltar que na sétima temporada Missandei apontou um erro de tradução na profecia, indicando que o termo Príncipe em Valiriano não possui gênero definido. Poderia haver mais um erro?
A teoria vai além ao comparar a jornada moral de Jaime ao longo da história como uma metáfora para a jornada do Azor Ahai. o Príncipe Prometido tenta forjar uma espada, mas ela sempre se quebra. Na terceira temporada, Jaime Lannister “se desmancha” na água com Brienne, logo após perder a sua mão.
Há também indícios de que Jaime irá matar Cersei, assim como o Azor Ahai matou Nissa Nissa. Isso também condiz com a profecia de Cersei, que seria assassinada pelo Valonqar (irmão mais novo, em valiriano). Vale lembrar que Jaime é mais novo que Cersei por alguns segundos, tornando-a a irmã mais velha.
Durante a sétima temporada, uma cena aqueceu bastante a teoria de que Jaime daria cabo da irmã/amante. Na foto acima, Cersei encontra-se acima de uma região conhecida por “Gargalo”, enquanto Jaime está próximo da região conhecida como “Dedos”, o que poderia ser uma bela pista de mãos na garganta.
Mãos em chamas
Outro ponto chave que corrobora Jaime como Azor Ahai é uma cena da quarta temporada envolvendo Jojen e Meera Reed. Meera pergunta a seu irmão como eles saberão quando chegará o “final” e Jojen inflama as suas mãos enquanto responde, “Você saberá”. Isso aconteceu em sua mão direita, a mesma que Jaime perdera. E para completar, nos livros, em um dos capítulos de Jaime, ele sonha que está empunhando uma espada flamejante.
Escrito em pedra
Outra vertente da teoria, aponta que existem indícios de que Jaime seja o Azor Ahai nas cavernas de Pedra do Dragão. Na imagem abaixo, você confere uma gravura onde um dos bonecos (o da esquerda) possui uma espécie de luva e empunha sua espada com a mão esquerda, diferente dos demais.
Outras vertentes vão ainda mais longe, inclusive trazendo versões alternativas de teorias populares. Diferente do que diz a teoria de que Tyrion seria um Targaryen, alguns dizem que Jaime e Cersei podem ser Targaryens, de modo que Jaime seria a terceira cabeça do dragão.
Renascimento do herói
Quanto ao renascimento do Azor Ahai, como afirma a lenda, para Jaime pode ter sido algo mais metafórico. A profecia afirma que o Príncipe renascerá em meio ao sal e a fumaça, o que remete ao momento em que escapa por um triz de uma rajada de Drogon ao tentar assassinar Daenerys Targaryen.
Outra vertente indica que o renascimento de Jaime ocorreu quando este perdeu sua mão direita e teve de se reinventar enquanto lutava por reaver a sua honra. “Eu era aquela mão,” afirmou Jaime Lannister.
Conjecturando sobre a oitava temporada
Aviso: Daqui em diante iremos teorizar sobre eventos futuros, o que em si não é spoiler. Contudo, se você quer acompanhar a temporada sem nenhum viés, aconselhamos que não siga com a leitura.
Ainda que Jaime não se revele o Azor Ahai no fim das contas, o destino do personagem pode estar bem traçado para esta temporada. Com Cersei encomendando a morte de Jaime e seu irmão mais novo Tyrion Lannister, por quem sempre foi afeito, pelas mãos de Bronn, uma cadeia de eventos pode levar o personagem a assassinar Cersei ao longo dos cinco episódios restantes.
Cumprindo a missão que lhe foi dada, Bronn pode vir a assassinar Tyrion após rumar para o norte, o que pode se revelar a “gota d’água” que fará Jaime pôr fim à vida de Cersei, concretizando a profecia do Valonqar e também se adequando à do Azor Ahai.
Daí em diante, ele pode ter a sua mão flamejante e salvar as terras de Westeros. Vale ressaltar que o fato de Bran aguardar ansiosamente a chegada do personagem em Winterfell, a ponto de esperar a noite toda do lado de fora, pode indicar que Jaime tenha sim um papel importante a desempenhar na grande guerra.
Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.