Explicando Bloodshoot, novo filme de herói

Filmes inspirados em histórias em quadrinhos continuam em alta, mesmo depois de tantos títulos lançados pelo menos nos últimos 10 anos.

Vez ou outra vemos uma variação entre as fontes nas quais esses filmes se inspiram. Quase sempre elas são Marvel e DC, cada uma com seus altos e baixos, mas sempre lá.

Algumas vezes, inclusive, acontece de uma produção ser baseada em HQs e o grande público sequer sabe da obra original.

Em 2015, foi anunciado que a Valiant Comics estava trabalhando para trazer alguns de seus personagens mais vendidos e mais violentos para as telonas.

Contudo, a Valiant é uma das tais fontes cujo nome provavelmente sequer já tenha sido ouvido por alguém não iniciado em quadrinhos. Tal qual seus personagens. Por essa razão, quase ninguém deu importância.

De toda forma, em outubro de 2019, foi lançado o primeiro trailer para Bloodshot, com nada menos que Vin Diesel interpretando o personagem título.

E foram ainda mais longe, a promessa era dar início uma série de filme que se passariam no mesmo universo, sendo a próxima história a ser contada, a da equipe Harbinger, outro importante título da editora.

O trailer deu uma boa ideia do que está por vir, mas ainda assim fica a questão: Quem exatamente é Bloodshot?

A primeira aparição de Bloodshot foi em novembro de 1992, com uma breve participação especial no final de uma edição do Guerreiro Eterno (Eternal Warrior), antes de fazer sua estreia completa em Rai no mesmo mês.

Após sua introdução bem-sucedida, uma série completa do personagem foi encomendada e ele foi totalmente desenvolvido.

Imagine que o super agente secreto Jason Bourne cruza com Frankenstein. Ou, pra trazer para o universo de super-heróis, o Capitão América com o Deadpool. Esse é Bloodshot.

Um híbrido homem-máquina imbuído de tecnologia de IA e nanites. A tecnologia que flui através de sua corrente sanguínea lhe proporcionou poderes incríveis, incluindo a capacidade de manipular sua forma e regeneração.

A intenção da empresa responsável por tal criatura, conhecidos como Project Rising Spirit, era o enviar a diversas partes do mundo como uma espécie de super soldado, operando como o “tom de cinza que a liberdade exige”.

Obviamente, logo ocorrem eventos que forçam Bloodshot a enfrentar seu passado desaparecido, seu propósito no campo de batalha e seus pagadores.

A Valiant Comics, fundada em 1989, teve uma história difícil. Enfrentando problemas financeiros, a empresa foi comprada duas vezes, levando a duas reinicializações da história em quadrinhos Bloodshot, conhecidas como ‘Volumes’. O Volume Um é a versão clássica de 1992-1993, o Volume 2 é a reinicialização de 1997 e o Volume 3 foi lançado em 2012 em um esforço (bem-sucedido) para criar uma franquia e uma narrativa contínuas, cruzando com outros nomes Valiant e misturando-se com a equipe Harbinger.

Se você quiser conhecer melhor o Bloodshot e suas raízes misteriosas, reunimos algumas HQs à venda na Amazon para você ler antes ou depois do filme.

Novelização do filme, lançada em Março de 2020 com capa especial promovendo o filme: Clique aqui

Roteirizada por um dos grandes roteiristas de quadrinhos da atualidade, Jeff Lemire. Ótima para conhecer o personagem do zero, independente do filme: Clique aqui

Versão definitiva com a origem do personagem em inglês compilando as edições de #0 a #13: Clique aqui

Versão deluxe importada, que compila 12 edições de Bloodshot Salvation: Clique aqui

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...