Especial Dia Das Mulheres | Leia Organa: A realeza em uma das maiores sagas da história
Impossível falarmos de personagens femininas fortes sem citar Star Wars. Repleta de mulheres, a saga é responsável pelo nascimento de um dos maiores ícones femininos da cultura pop. Interpretada por Carrie Fisher e apresentada em Uma nova esperança em 1977, Leia Organa, é parte da realeza do cinema.
Sendo apresentada como uma garota indefesa pedindo por socorro, Leia surpreende os espectadores da saga, ao mostrar que trata-se de muito mais do que isto. Logo em seu primeiro encontro com Luke Skywalker, a princesa deixa claro o quão destemida é.
Leia sempre encontrou soluções rápidas, resistiu a torturas físicas e até mesmo à destruição de seu planeta. Nenhuma das situações pela qual ela passa é capaz de fazê-la desistir de seus ideais. Se ainda não estiver convencido de que ela é uma das personagens mais fortes da saga, então nós te damos mais alguns motivos.
Salvou Han Solo e Matou Jabba
Depois de finalmente “demonstrarem” o amor que sentiam um pelo outro, Han Solo foi congelado em carbonita. Mesmo com a situação negativa, Leia não desiste de Han e parte em busca de uma maneira de resgatá-lo. Ao descobrir de que Han solo foi entregue para Jabba, o hutt, ela cria um plano e, disfarçada, invade a propriedade do chefe do crime, resgatando Han Solo de dentro da Carbonita. Como se não bastasse ela é pega e se torna uma das prisioneiras do Hutt. Com toda a sua inteligência, Leia não se desespera, e aguarda o melhor momento para se livrar do seu opressor. Em meio a uma confusão ela encontra o momento propicio e acaba se livrando de Jabba.
Ela também é sensível a força
Apesar de ter sido criada pelo Senador Bail Organa, Leia é filha de Anakin Skywalker e Padmé Amidala, assim como Luke. Este é um ponto que não havia sido muito explorado nos filmes, mas já foi citado em outras mídias dentro do universo. Mesmo não tendo treinamento Jedi, Leia, consegue sentir a força e até mesmo se comunicar com seu irmão através dela. Em Os Últimos Jedi, vimos a personagem utilizar a força pela primeira vez nas telas.
Mais que princesa, Senadora
Após a queda do Império e a destruição da segunda Estrela da Morte, o trabalho de Leia continua. Ao lado de Han Solo, agora seu marido, ela se torna uma das senadoras mais influentes da nova república. Durante anos sempre soube usar seus truques e a sua inteligência. Leia não se deixa enganar e caça os simpatizantes do império evitando pacificamente que as raízes do império se fortaleçam. (Saiba mais em nossa resenha de Star Wars – Legado de Sangue)
De Senadora a General
Com o lançamento da nova trilogia, em O Despertar da Força, vimos Leia anos após a queda do império lutando contra a ameaça da Primeira Ordem. Desta vez, ela se afastou ainda mais do título de princesa e atende por General. Ela carrega uma pequena lista de perdas e entre elas estão, a queda de seu filho Ben Solo para o lado negro, a partida de Han após a transformação de Ben em Kylo Ren e o desaparecimento de Luke que decidiu se exilar após ter falhado como mestre. Mesmo enfrentando todas estas dores, Leia permanece firme na luta em busca de justiça e liberdade na Nova República.
Leia é Carrie Fisher
Toda a grandiosidade da personagem salta das telas e ultrapassa gerações. Leia se tornou inspiração de muitas garotas e ainda continuará sendo lembrada por décadas. Carrie Fisher foi quem deu vida à personagem e a tornou tudo o que ela é. Não é de se estranhar que a princesa rebelde, tenha sido interpretada por uma das atrizes mais rebeldes de Hollywood. Leia com certeza tinha muito de Carrie, Assim como Carrie tinha muito de Leia em si.
Com todo o seu legado, Leia com certeza continuará inspirando garotas por mais algumas gerações.