Dia das crianças | Dicas de games para se divertir com os pequenos

Antigamente, no que pode ser chamado de era de ouro dos video games (primeira até terceira gerações), dizia-se que isso era coisa de crianças. Houve uma fase de mescla, onde muitos jovens adultos que cresceram jogando continuaram a fazê-lo, mesmo diante do julgamento da sociedade. Isso acabou quebrando paradigmas e video games passaram, definitivamente, a também ser coisa de adulto.

O problema é que passou a ser apenas de adulto de uns tempos pra cá. Faça uma busca nos consoles das últimas gerações e veja o percentual de jogos que são voltados para os pequenos, aqueles com classificação livre ou até 10 anos no máximo. Um número certamente bem baixo.

É claro que nos anos 80 e 90, ninguém ligava muito para o que as crianças jogavam, e isso até pode nos levar sobre a velha discussão ‘video games tornam as pessoas mais violentas?’. Afinal, jogávamos coisas bem violentas, sim. Algumas totalmente inadequadas. E isso era uma cultura geral, não apenas no mundo dos games. Crianças assistiam Rambo, Comando para Matar e outros filmes de ação e tinham vários brinquedos relacionados a essas franquias.

É claro que os games seguiam nessa vibe, tendo nos anos 90 um boom de jogos de luta e tiro/ação. Além da temática não ser a mais indicada para as crianças, os comandos acabavam sendo elaborado demais para os pequenos, apesar de as vezes muitos acabarem se adaptando e aprendendo pra não ficar de fora da onda.

Conforme esses jovens e pequenos gamers cresceram, o mercado quis continuar contando com suas compras e precisava agradar seus gostos moldados nessa época, além do fator nostalgia. E assim, grande parte (se não a maioria) dos jogos que estouraram dos anos 2000 pra cá foram voltados para esse público mais velho um pouco.

E mesmo com alguns dos maiores clássicos da história dos games tendo sido mais adequados para as crianças em temática, alguns deles ainda eram desafiantes demais na jogabilidade. Veja a evolução dos jogos do Mario, por exemplo. Eram bem simples, assim como os do Sonic. Foram ficando cada vez mais elaborados, e somente mais recentemente começaram a resgatar essa simplicidade divertida e bem feita.

Aí que chegamos nos dias atuais. Como o desenvolvimento de jogos tem crescido de forma incalculável e a distribuição de (e o acesso a) jogos praticamente ‘caseiros’ (ou os chamados indie) tem ficado mais fácil através de plataformas como Steam e Epic Games, crianças estão voltando a ter vez nessa indústria.

Então, agora que estamos na época do Dia das Crianças, que tal conhecermos alguns dos melhores games da atualidade para jogar junto com as crianças ou simplesmente deixá-las jogar sem medo de que elas estejam tendo acesso a algo que não deveriam.

Fall Guys

Um jogo que apareceu como febre há alguns meses e que tem uma simplicidade para ser jogado que é diretamente proporcional a diversão e raiva que ele propicia.

Trata-se de um jogo multiplayer em que o jogador deve superar 59 rivais em provas que os pais e avós dessas crianças a quem o estamos recomendando vão dizer que foram inspiradas pelas Olimpíadas do Faustão.

Aqui não há habilidades especiais, nem equipamentos a serem coletados ao longo da partida que podem favorecer um ou outro, e nem sequer variações nos modos de jogo. Fall Guys é um battle royale apenas em sua definição mais simplória, onde apenas um jogador contando com sua atenção e um pouco de habilidade com boa dose de sorte pode ser o vencedor.

Um jogo absolutamente simples sem ser raso e capaz de garantir horas e horas de diversão para qualquer jogador, seja para aquela menina nos seus 8 anos que adora jogar com os amigos online, como aquele outro menino que quer vencer o irmão mais velho jogando ele lá de cima da fase pra dar o troco e até mesmo para o adulto de 40 anos que tem uns minutinhos restantes do horário do almoço em seu home office.

Fall Guys está disponível para PS4 e PC (Steam).

Nickelodeon Kart Racers 2

Imagine um game de corrida no estilo de Mario Kart só que ao invés dos clássicos personagens amigos/inimigos do encanador ícone da Nintendo (e ocasionalmente um ou outro de outro universo) você jogará com personagens como Bob Esponja, Tartarugas Ninja ou Rugrats.

Assim é Nickelodeon Kart Racers. Um jogo muito divertido, cheio de personagens que muitos de nós crescemos curtindo nos desenhos animados e que as crianças de hoje também podem curtir muito (se já não curtem).

Talvez esse não seja tão simples como o já citado Fall Guys, mas certamente é bem mais divertido para crianças simples de ser jogado que a maioria dos jogos de corrida atuais. E jogos de corrida normalmente costumas fazer sucesso com a garotada.

Nickelodeon Kart Racers 2 está disponível para XBox One, PS4 e Switch.

Patrulha Canina: Tá com tudo

Quem tem criança pequena em casa certamente conhece o desenho Patrulha Canina, um desses que parece hipnotizar até o mais hiperativo dos pequeninos. E já que o desenho tem esse poder, porque não aproveitar essa magia usando também os games (até porque você já deve ter assistido tanto a todos episódios que até decorou as falas também…)

A ideia do jogo é a mesma do desenho: controlar os doguinhos pela cidade salvando quem quer que esteja em perigo. Tudo executado de forma simples, fácil para as crianças os controlarem. Como já falamos na nossa review aqui, o público alvo é o infantil mesmo e o que está começando no mundo dos games. Mas nada impede que os mais velhos joguem um pouquinho também, né?

Patrulha Canina: Tá com tudo está disponível para PS4, XBox One e PC.

Ben 10: Power trip

Falando em games baseados em um desenho de sucesso, outro que merece menção é o mais novo game da franquia Ben 10. A mais nova versão do personagem nos games acaba de ser lançada e já conta com boa recepção entre o seu público alvo.

Vale ressaltar que Ben 10 é uma das atuais franquias baseadas em desenhos animados mais rentável e bem sucedidas, estando no ar desde 2005 e tendo contado com 4 ‘spin-offs’ e um reboot, além de contar com pelo menos 10 games.

Esse novo game é em mundo aberto mas promete ser bem simples de se jogar, para manter a fidelidade do seu principal público. Contudo, como tem muita cut scene, as quais podem fazer as crianças perderem o interesse/atenção e possivelmente exijam que eles leiam muito pra entender, caso a versão adquirida não seja dublada, pode atrapalhar a experiência.

Ainda assim é um jogo que é adequada para a idade e que tem muito apelo por conta do personagem, especialmente entre os meninos.

Ben 10: Power Trip está disponível para XBox One, PS4, PC e Switch.

Lego (Franquia)

Aqui vale a indicação não de um jogo, mas de vários. A franquia de games Lego é extensa e tem envolva diversas outras franquias famosas, tendo para todos os gostos: Batman, Harry Potter, Piratas do Caribe, Super-Heróis Marvel, Ninjago, Star Wars, O Senhor dos Anéis e até Indiana Jones.

Todos os jogos tem a mesma pega: bater nos inimigos, pular usar uma habilidade especial e resolver puzzles. Mas tudo de um jeito totalmente lúdico, com uma ‘violência’ bem cartunesca e executada quase sempre através de 4 ou botões, com combinações fáceis e sempre ensinadas por tutoriais dentro do jogo. E o mais importante: extremamente divertidos.

São tantos jogos, que você pode escolher qualquer um e de qualquer plataforma, começando desde o Playstation 2, passando por portáteis, celular e PC.

Roblox

Já esse caso aqui não se trata exatamente de um game, mas de uma plataforma que tem vários jogos, de diversos gêneros.

São vários ‘mundos’, praticamente todos desenvolvidos para (e talvez até por) crianças, que podem jogar junto com os amigos, fazer amigos novos e conversar via chat.

Há desde aventuras em mundos de fantasia e puzzles até jogos de criar pets e espaços onde as crianças simplesmente relaxam enquanto batem papo com os amigos.

Não sei se é um padrão no Brasil inteiro, tampouco em outro lugares do mundo. Creio que seja, senão a Microsoft não teria investido para manter e melhorar a franquia. Mas entre as crianças de uns 6 a 10 anos, inclusive/especialmente entre as meninas, isso é uma febre. E é bem infantil e bobinho mesmo. É quase um The Sims para crianças.

Roblox está disponível para PC, Android, iOS e XBox One.

Super Mario Party

E nada mais justo que encerrar com um dos personagens mais clássicos dos games que continua tendo muita lenha pra queimar.

Mario Party também já tem vários títulos que atravessam as gerações dos games, tendo começado lá no Nintendo 64. Agora no Nintendo Switch, Super Mario Party traz de volta toda a diversão e as possibilidades que o jogo tem a oferecer.

Pra quem não conhece a franquia, trata-se de uma espécie de jogo de tabuleiro com diversos minigames baseados em habilidade elaborados para o multiplayer. São quatro tabuleiros principais com opções de trajetos e mais de 80 minigames.

No Mariothon online as crianças podem jogar esses minigames com seus amigos em diversos campeonatos ou em uma competição customizada. Esse é o jogo perfeito pra jogar com a família inteira, é muito simples, altamente viciante e extremamente divertido.

Super Mario Party está disponível somente para Nintendo Switch.

São muitas as opções de games para jogar com os pequenos ou deixá-los jogando sozinhos sem medo. Além desses citados aqui, há muitos outras para praticamente todas as plataformas atuais, além dos clássicos hoje chamados ‘retrô’. Vale a pena pesquisar e presentear a criançada (e até tirar uma casquinha jogando junto) com bons e divertidos jogos.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...