Desde quando HQs de super-heróis só querem ‘lacrar’? Será que é assim mesmo?

Seja nos quadrinhos, no cinema, na televisão ou nos videogames, a maioria dos super-heróis contemporâneos mantém um código moral consistente: a liberdade dentro de limites rigidamente definidos, fora dos quais a violência punitiva é necessária e justificada.

Em 2020, os super-heróis estão menos interessados em melhorar o mundo do que em defender o status quo, alinhando-se cada vez mais com os políticos de direita para os quais executivos e membros do conselho doam, bem como com o liberalismo corporativo que suas empresas defendem.

Ou seja, exatamente o contrário do que diz e pensa o nerd incel que vomita ódio em toda e qualquer postagem que exalte a busca de representatividade (ou qualquer outra pauta progressista) na cultura pop.

Embora fortemente oculta ao longo das gerações, essa face mais radical e até anárquica faz parte do gênero dos super-heróis desde o seu início, com a criação de Superman de Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938. Como originalmente imaginado, o personagem estava muito longe da brilhante peça de propriedade intelectual que conhecemos hoje; Superman era um campeão populista, lutando contra criminosos predatórios, políticos corruptos e proprietários gananciosos.

Como todos os super-heróis, Superman era de e para sua época. Os criadores do personagem viveram durante a Grande Depressão, testemunhando as falhas catastróficas dos sistemas econômico e político dos EUA em primeira mão. Siegel e Shuster viram a classe trabalhadora – como seus pais judeus imigrantes – suportar o peso dessas falhas, enquanto os barões do país permaneceram ricos e poderosos como sempre.

Tão significativo quanto, quando crianças, eles também viram uma alternativa potencial para uma nação governada pelos ricos: a revolução operária socialista bem-sucedida que levou ao estabelecimento da União Soviética em 1923.

Este foi o meio cultural do qual emergiu não apenas o Superman, mas o toda a primeira onda de super-heróis. O rival em popularidade do Super-homem era o (então) Capitão Marvel de C.C. Beck e Bill Parker (hoje chamado Shazam), que combinou o apelo populista do super-herói original com um capricho infantil fantástico.

Enquanto isso, a Mulher Maravilha de Harry G. Peter e William Moulton Marston era um personagem profundamente radical, já que Marston – um psicólogo adepto ao poliamor e autor de autoajuda – costumava explorar ideias feministas que só se tornariam mainstream décadas depois.

Mesmo com todo o discurso igualitário da classe trabalhadora em questão, os primeiros super-heróis também apresentavam um impulso reacionário, mais claramente mostrado no Batman de Bill Finger e Bob Kane. O poderoso benfeitor que usa sua riqueza para salvar os pobres de si mesmos se tornou um dos arquétipos mais duradouros do gênero, como exemplificado pelo fabricante de armas Homem de Ferro (Stan Lee, Jack Kirby, Larry Lieber e Don Heck) e o monarca Pantera Negra (Lee e Kirby).

Esse conflito entre populismo e autoritarismo percorre o cânone do super-herói; na maioria das vezes, sempre que os super-heróis lutam entre si, é disso que se trata. Mas, por mais contraditórios que pareçam esses impulsos, eles compartilham algo crucial: Superman e Batman agiram fora das hierarquias estabelecidas para efetuar a mudança que queriam ver. Sejam populistas ou autoritários, os super-heróis ainda eram amplamente anti-hierárquicos.

Tudo mudou, no entanto, na década de 1960, com a importante colaboração entre o editor da Marvel Comics (e grande figura midiática) Stan Lee, e um dos criadores mais importantes dessa indústria, o cartunista Jack Kirby, já citado acima.

A diferença entre Kirby e Lee era gritante. Kirby cresceu em um cortiço no Lower East Side de Nova York, um bairro que abrigava imigrantes judeus recentes, muitos dos quais trabalhavam em fábricas pertencentes a famílias judias mais abastadas do Upper West Side, onde Lee foi criado.

Nos quadrinhos, Kirby continuou a vivenciar as angústias da classe trabalhadora, descobrindo incontáveis personagens e histórias dos quais não tinha propriedade. Enquanto isso, Lee era o gerente; na tenra idade de 19, ele se tornou o editor da precursora da Marvel, a Timely Comics, que era propriedade do primo de Lee, Martin Goodman.

Para Kirby, a luta para se manter e (quem sabe) ascender era diária e difícil enquanto vivia cercado por todos os lados por sistemas opressores e exploradores; na década de 1970, suas inclinações populistas e igualitárias ganhariam expressão livre em sua magnum opus, a série “Quarto Mundo” da DC.

Mas, para Lee, o sistema estava funcionando como pretendido, uma meritocracia que o levou não apenas a editar uma linha inteira de quadrinhos, mas a escrever muitos deles e receber um crédito que permanece muito debatido até hoje.

A justaposição de Kirby e Lee resultou em um número surpreendente de super-heróis: Homem-Aranha, Hulk, Thor, os X-Men, o Quarteto Fantástico e muitos outros. Descritos como tendo “pés de barro”, os super-heróis da Marvel foram projetados para serem mais humanos e relacionáveis do que as figuras divinas que povoam outros quadrinhos.

Na prática, isso significava que os super-heróis da Marvel, em vez de se enfrentarem contra sistemas opressores, começaram a operar dentro deles; muitos foram até criados por hierarquias de negócios, governo, ciência e academia. Com o triunfo do liberalismo do pós-guerra, o ponto de vista da classe trabalhadora de Kirby foi subjugado às sensibilidades de classe média de Lee; não havia mais lugar para heróis populistas radicais.

Os procedimentos operacionais padrão dos super-heróis tornaram-se ideais liberais por meios fascistas, em defesa de estruturas estabelecidas. Mas na década de 1970, os super-heróis começaram a ficar mais céticos em relação às hierarquias, refletindo o ceticismo dos EUA como um todo, enquanto o país lutava com o Escândalo Watergate e a Guerra do Vietnã. Então, na década de 1980, com o presidente Ronald Reagan na Casa Branca, os super-heróis passaram por outra grande mudança.

Com sua tendência populista anárquica ‘sequestrada’ e sua fé idealista nas hierarquias de negócios e governo destruída, não havia mais nada para animar os super-heróis, apenas as regras por si só e a violência necessária para aplicá-las. Isso é muito claro em duas obras: The Dark Knight Returns (O Cavaleiro das Trevas) de Frank Miller e Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons.

Os quadrinhos são chocantemente diferentes; enquanto Miller se entregava aos elementos fascistas dos super-heróis, Moore e Gibbons publicaram um ataque anárquico contra o autoritarismo do gênero. Ambas as obras, no entanto, são um espelho da política de austeridade anti-operária e dura com o crime de Reagan e, significativamente, do niilismo que vem com o reconhecimento de que a única lei verdadeiramente inviolável é o que pode ser correto.

Na década de 1990, esse niilismo foi acompanhado por um fatalismo alegre. Com o partido democrata de Bill Clinton abraçando a política neoliberal de Reagan, os super-heróis, como grande parte do país, reconheceram que não havia outra opção a não ser seguir o jeito como as coisas estavam. O mero potencial para uma política transformacional, revolucionária e populista foi eliminado do gênero, à medida que os super-heróis se tornaram mais mesquinhos, mais violentos e mais autoritários em sua defesa do status quo.

Essa tendência continua até os dias atuais. Os super-heróis, suas histórias e os pressupostos sobre os quais se baseiam permanecem enraizados em impulsos autoritários e lógica quase fascista; os super-heróis contemporâneos se dedicam a proteger as hierarquias opressivas das pessoas, e não o contrário. Talvez isso não deva ser uma verdadeira surpresa, já que a Marvel e a DC são propriedade de dois dos maiores conglomerados de mídia da América, Disney e AT&T, respectivamente.

O mundo está sombrio. Estamos no meio de uma pandemia global com desastres climáticos soprando em nossos pescoços. A desigualdade de renda é galopante e uma força policial militarizada está pronta para defender as hierarquias que falharam com todos nós. Neste momento terrível, precisamos de super-heróis que acreditam que um mundo melhor é possível, que reconhecem que o estado natural da humanidade não é competição, mas cooperação. Super-heróis que nos inspirem, que iluminem um novo caminho a seguir.


Esse texto é uma adaptação do original que pode ser lido na Polygon e, além dessa análise histórica e crítica à indústria dos quadrinhos, tem por objetivo promover uma HQ autoral produzida por Aubrey Sitterson (que também assina o texto em questão).

A HQ em questão é Beef Bros, projeto que está no Kickstarter e deve ser lançado em 2021. Na nossa adaptação, optamos por não colocar menção à HQ com o intuito de focar na mensagem, e não na propaganda da mesma. Contudo, há a intenção de adquirir a mesma e caso isso aconteça, publicaremos uma resenha dela por aqui.

A intenção ao trazer essa adaptação para nossos leitores é mostrar que, ao contrário do dizem os membros mais tóxicos da comunidade nerd, os super-heróis não estão cada vez mais ‘esquerdistas’, muito pelo contrário. Eles podem até estar valorizando algumas pautas progressistas que estão mais em evidência nos nossos tempos, mas eles já nasceram assim e foram se adaptando aos tempos ao passo que flertavam com ‘ambos lados da moeda’. Mais ainda: com um olhar mais crítico, até se alinham hoje com a direita em alguns aspectos, conforme citado, já que são de propriedade de conglomerados da mídia.

Mas e você, leitor do Capacitor, o que acha disso? Como vê o papel dos super-heróis mediante às políticas sociais e especialmente na dicotomia ‘esquerda-direita’?

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

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