DC vs Marvel sobre séries e filmes
Dá para perceber que a Marvel e a DC estão tomando caminhos bem diferentes no que diz respeito a “universos interligados entre séries e filmes”. E agora isso fica ainda mais explicito com duas declarações de produtores importantes em ambos os universos.
Para a Variety, a produtora Maurissa Tancharoen falou de como ela enxerga essa união para a Marvel:
“Uma benção e uma maldição. O fato de que é um só universo significa que tudo que ocorre em uma série ou quando um personagem escolhe um caminho, isso se reflete por todo o universo, deixando cada ação muito mais pesada.
É isso que dá o selo de aprovação de todas essas franquias cinematográficas.”
E por outro lado Geoff Johns também falou para a Variety, sobre a DC:
“Nós queremos dar liberdade aos criadores… assim eles podem pegar a sua paixão e fazer a melhor série, o melhor filme, o melhor jogo sem ter que ficar amarrando isso com outras coisas.
Sim, as coisas são adaptadas e expandidas quando vão dos quadrinhos para a TV ou para os filmes, mas o DNA é sempre verdadeiro.”
O que eu acho? Na minha visão é bem claro que a Marvel está escolhendo um caminho melhor. A tal liberdade que Geoff Johns fala é bem limitada, personagens de outras franquias não vão aparecer na série ou filme do outro -nem com outra interpretação, então sendo assim esqueça o Flash na Liga da Justiça no cinema ou esqueça o Batman na Liga da Justiça da série do Arqueiro. Por sinal, esqueça a Supergirl em ambas, já que ela vai ter uma série com outro canal e desligada das outras duas.
Então mesmo que em breve a DC possa falar que tem “mais material sendo publicado”, com várias séries diferentes ao mesmo tempo, ainda assim eu me interesso muito mais em assistir tudo da Marvel do que a fragmentação da DC. (o que nem sei se vai ser assim, porque só na Netflix a Marvel terá 5 séries e duas em TV normal, com S.H.I.E.L.D. e Peggy Carter)
E vou deixar claro, antes dos filmes, eu sempre fui um leitor mais assíduo da DC (porque foram as primeiras HQs de heróis que ganhei e assim me acostumei). E é bom não lembrar do que aconteceu quando deram “liberdade” demais, em busca de fazer mais dinheiro, com Smalhaçãoville.