Crítica | Alto Mar – 1ª Temporada (Netflix)

Às vezes uma série digna da Netflix, às vezes uma novela das 18hr. De todo modo, oito episódios que prendem a atenção e, no contexto final, vale cada minuto. Alto Mar é uma série espanhola de mistério policial e drama lançada na Netflix em maio de 2019 e, após sua renovação, teve a estreia da segunda temporada em novembro desse ano.

Criada por Ramón Campos (As Telefonistas e Gran Hotel), a série acompanha duas irmãs que embarcam num navio transatlântico na busca de um melhor recomeço no Brasil. Herdeiras do negócio da família, as duas sequer imaginam as mentiras que cercam tal herança.

Prestes a embarcar, uma mulher é atingida pelo carro que leva Eva Villanueva (Ivana Baquero, de As Crônicas de Shannara) e Carolina Villanueva (Alejandra Onieva) ao navio. Após ouvir a história de que a desconhecida acabará morta se não fugir do homem com quem deveria se casar, as irmãs se sensibilizam e arriscam levá-la em viagem de maneira clandestina.

Mantendo toda a temporada limitada a duas semanas de viagem no meio do oceano, a série se fecha para as possibilidades dos personagens em escapar definitivamente de qualquer crime ou traição que tenha cometido. Assim, quando descobrem que a passageira clandestina foi assassinada e jogada ao mar, as autoridades do navio farão de tudo para descobrir o assassino – ou, pelo menos, fingir que sim.

Eva pretende encontrar no Brasil uma editora para publicar seu livro – parado desde a morte do pai, dois anos antes; sua visão de realidade e ficção a transforma em alguém desconfiada o suficiente para se inclinar aos detalhes que tornam qualquer pessoa diante delas um possível suspeito do assassinato.

Já Carol vive no equilíbrio da racionalidade e emoção. O rosto à frente da empresa da família, aparenta ser extremamente inocente e dependente, até que as situações mostram sua personalidade mais firme e impositora, sendo uma grande surpresa e revelação do desenvolvimento.

Todos os mistérios, sejam eles pequenos ou grandes, são resolvidos de maneira eficaz e rápida demais. Porém, para surprir essa fraqueza, ao passo que um se resolve, outro nasce, e não de maneira forçada ou cansativa. São pequenas expectativas que prendem o telespectador à trama, junto aos personagens secundários que, com suas histórias pessoais, alimentam toda a temporada.

O primeiro-oficial, Nicolás Vázquez (Jon Kortajarena), representa “a volta que o mundo dá”, passando de um jovem ladrão para um oficial justo. Envolvido com uma das irmãs, cria um romance tranquilo e de pouca interferência, possibilitando a série navegar por diversos gêneros sem perder a mão do foco. Ele cumpre seu papel de galã e mocinho, simultaneamente se torna importante na busca pela verdade.

Mas, uma das presenças mais importantes para o papel que a obra deseja desempenhar na sociedade atual é, de certeza, da cantora Clara. Alto Mar não abandona a defesa de introduzir e protagonizar mulheres fortes, mas procura – e acerta – equilibrar o fato de, mesmo sendo grandes mulheres, elas ainda vivem em uma época onde homens a rebaixavam por míseros detalhes, desde o pessoal até a vida profissional. Clara, a exemplo, sofre abusos sexuais e, consequentemente, psicológicos, quando é obrigada a manter o crime em segredo porque, diante da importância do homem na sociedade, o crime seria ridicularizado e somente ela perderia.

Os principais e recorrentes erros estão, primeiro, na forma corrida e fraca de resolver os mistérios depois do esforço plausível para convencer e envolver o telespectador na manutenção da ansiedade e nervosismo; o segundo, em alguns diálogos fracos que acabam por desmerecer o contexto geral, fazendo pouco jus a fotografia impecável e os efeitos valiosos.

A obra é regida de subtramas que dão mais humanidade aos personagens, e pequenos mistérios que levam ao arco final. Desde o início, pequenos milhos são jogados entre as cenas, muitos dos quais damos pouco valor ou chegamos a crer ser tempo perdido, porém, à medida que o fim da primeira temporada se aproxima, todos os milhos estouram, revelando uma pipoca de encher o estômago.

Considerando uma obra original Netflix, ao reunir os detalhes, desde direção à apresentação final, Alto Mar cumpre sua promessa e faz valer a pequena maratona, principalmente por ser uma força para as personagens femininas dentro dos títulos atuais.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

You may also like...