Criador de Asterix passa por problemas legais com a filha

Em geral eu não me importo muito com os bastidores e com fofocas que envolvam as pessoas -e não diretamente os personagens, mas nesse caso eu achei tanta sacanagem que resolvi colocar aqui.

Um dos criadores de Asterix (Albert Uderzo) abriu um processo contra a própria filha. Tudo começou em 2007, quando ela (Sylvie) foi destituída de cuidar do patrimônio intelectual dele e em seguida ele vendeu seus direitos sobre o personagem.

Anos depois (2011) ela abriu uma ação legal dizendo que ele estava sendo explorado e era incapaz de julgar suas próprias ações. Apesar de ter 84 anos ele foi considerado completamente capaz na época pelos especialistas e como a ação não tem um “responsável legal pelo ato de exploração”, dificilmente ela chegará em algum lugar.

E parece que ela não parou por ai e continuou insistindo, pois Albert teve que abrir agora um processo contra a filha e o marido dela.

O que eu acho? Na boa, tem gente que é problemática, né? Ao invés de se preocupar em ganhar seu próprio dinheiro, ela quer mamar nas tetas do sucesso do Asterix e não aceita que o pai tenha passado de bom grado o personagem adiante (tanto que saiu a primeira publicação sem nenhum dos autores originais). Ainda bem que minha mãe me deu boa educação doméstica.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *