Conheça Shade, a mutante Drag Queen que a Marvel nos apresenta

Em 2014, Bobby Drake, o Homem de Gelo, resolveu sair do armário. Ele havia sido trazido do passado para os dias atuais e sua decisão de se aceitar trouxe uma boa discussão à luz, já que sua contraparte dos dias atuais relutava em fazer o mesmo.

Desde então o personagem se tornou a principal forma da editora levantar a bandeira LGBT em suas publicações. Tanto que na edição #4 da atual minissérie do personagem aconteceu a Parada do Orgulho Mutante.

Tal alusão é muito interessante. Afinal, os mutantes desde sempre representam as minorias, os oprimidos pela sociedade. São vistos com desconfiança e ainda assim lutam por aqueles que os odeiam. Muitos tem dificuldade em aceitar essa diferença e não sabem lidar com o medo que os não-mutantes tem deles. Situação muito parecida com o que acontece com aqueles que tem preferências diferentes dos que a maioria da sociedade tem, ou pelo menos admite. Uma parada para resgatar o orgulho de ser quem se é sem medo é tão válida e óbvia, que chega a ser surpreendente que nunca tenha acontecido.

Durante tal evento, Kitty Pryde e Tempestade fazem um discurso (o qual pode ser encontrado transcrito logo abaixo) que deixa muito clara essa alusão. Basta prestar atenção nas entrelinhas e fazer as devidas adaptações para o mundo real.

Como se tal discurso já não fosse o suficiente e valesse a HQ, há ainda a introdução de uma nova personagem que reforça toda ideia da história (e da ideia da equipe): Shade. Uma drag queen mutante cujo poder se assemelha muito ao de Manto, criando pequenos portais pelo qual ela pode se transportar, a diferença é que estes portais são canalizados através de seus leques. O que convenhamos, é muito mais charmoso!

O design original da personagem foi feito pelo próprio escritor da história, que passou os seus rascunhos para o desenhista da HQ, que teve o trabalho de produzir a versão final da mutante.

Mas história não se resume ao discurso social. Há também bastante ação. Enquanto a Parada acontece, o Homem de Gelo está no subterrâneo da cidade, nos esgotos, onde vivem os Morlocks (mutantes ainda mais excluídos e marginalizados) que estão sendo novamente massacrados.

Ou seja, em apenas uma edição ‘comum’ de uma HQ de um personagem que até bem pouco tempo atrás tinha pouca relevância para nem mesmo o Universo do qual faz parte, quanto mais para o mundo real, o roteirista Sina Grace conseguiu sintetizar toda essência dos X-men. 

Confira agora a transcrição do discurso de Kitty e Ororo:

Kitty: Boa noite. Estamos aqui esta noite para celebrar as conquistas que a comunidade mutante fez desde que Charles Xavier abriu suas portas para aqueles que são evitados por serem dotados de privilégios. Existem tantos termos depreciativos para nós, mas prefiro me concentrar na palavra que não pode ser tirada de nós: Dotados.

Tempestade: Estamos diante de vocês como lembrete de que, embora muita coisa tenha mudado, há muito para se ter raiva… ainda há muito para ser feito. Estamos aqui para mostrar que não estamos mais representados pela visão do futuro de um único homem. À medida que os tempos mudaram, nossos desafios se tornaram mais únicos – e as soluções mais opacas. A reputação dos X-Men na mídia global é que somos lutadores.

KittyE em alguns países fomos rotulados como terroristas.

Tempestade: Kitty Prefere “Dotados”, eu prefiro “Lutadores”. Enquanto o futuro pelo qual ansiamos é de harmonia, há lutas a serem enfrentadas para chegarmos lá. Nós lutaremos para que nossos corpos não sejam policiados, nossos direitos não sejam tirados e nossa segurança não seja colocada em um pêndulo de violência. Nós lutamos na esperança de que um dia seus filhos só saibam sobre esse tempo como um mito, ou forragem para histórias em quadrinhos… não o status quo nas notícias.

Kitty: Se você está em pé nesta plateia, então você acredita nessa esperança… e você é corajoso o suficiente para ficar com a gente. Juntos, podemos ajudar a todos os mutantes a viver a vida que eles querem levar.  Como uma comunidade unida, podemos realizar muito mais para o mundo do que imaginam. Ainda temos oficinas acontecendo nas tendas, então, por favor, continuem por perto.

Tempestade: Fiquem em segurança. Obrigado.”


Thiago Amaral

Geek inveterado e consumidor assíduo e voraz de cultura pop. Enquanto não está lutando com a Aliança Rebelde, dá aulas de Inglês. Curte Marvel & DC. Retro Gamer. Conhecido no underground como Pai da Alice.

You may also like...