Comentando| Game of Thrones 06×01: The Red Woman
“Você se lembra da primeira vez que viu uma pessoa morta?” (Jamie Lannister)
Após um ano de espera, o inverno finalmente está aqui para agitar os nossos corações com mortes sanguinárias, traições, decepções, conspirações e tudo que Game of Thrones tem de melhor. Um ano de espera para apenas 10 episódios, então é bom que valha a pena.
Já é comum que episódios de início de temporada sejam mais lentos e se preocupem mais em ambientar o telespectador na atual situação de seus personagens. Este fator somado a um ano de ansiedade, quase sempre resulta em decepção, ainda mais se tratando de Game of Thrones, a série dos acontecimentos chocantes e abruptos. Assim, muitos já esperam que o ano comece com personagens importantes sendo empalados, queimados, fatiados, esgorjados, ou o que mais puder acontecer. Mas, com um universo tão vasto e com tanto acontecendo ao mesmo tempo e muito mais por vir, a série optou por só nos mostrar onde estamos, resolver pequenas coisas e apontar o que deve vir pela frente.
Buscando dar um pouco de espaço para cada núcleo, tentando deixar o mínimo de fora (saudades, Bran), Game of Thrones trouxe um episódio interessante, porém com poucos acontecimentos relevantes e pouco desenvolvimento, a intenção era mesmo mostrar “the shape of things to come” (a forma do que está por vir).
Logo de início acompanhamos os eventos após o assassinato de Jon Snow, um dos maiores mistérios deixados na última temporada, e a reação da patrulha. Alguns colegas próximos de Jon, junto a Sor Davos, arquitetam uma vingança que pode resultar na morte deles. Daí em diante seguimos o nosso passeio por Westeros para visitar cada personagem.
Dentre as tramas apresentadas no episódio, é digno de destaque o esperado encontro de Sansa com Brienne, que talvez possam finalmente ver dias melhores, esta por poder finalmente cumprir sua promessa, e aquela por finalmente poder ter alguns dias de paz e a morte de Doran Martell seu filho pelas mãos das serpentes de areia, ou seja, é possível que agora estas direcionem a fúria de Dorne à Porto Real, mais precisamente aos Lannisters. Deve rolar muito sangue e veneno por aí, principalmente porque Cersei está com sede vingança por sua filha, Myrcella, morta no final da temporada passada. O ataque deve vir dos dois lados.
Outro ponto foi alto foi o encontro de Daenerys com Khal Moro, que pretendia tomá-la para si, mas ao saber de quem esta fora esposa disse que nem ele nem ninguém ali tocaria nela, já que era proibido aos Dothraki tocar em uma viúva de um Khal. A solução pode ter parecido fácil, mas não acabou aí. Ele em seguida diz que só há um lugar para uma viúva de um Khal, e este é o Templo do Dosh Khaleen (1), e eles a levariam até lá. As tramas de Khaleesi costumam ser as que ficam mais espalhadas ao longo da temporada, a medida que foram sendo encurtadas. Em temporadas passadas chegamos a ficar 3 episódios seguidos sem ter sinal da Mãe dos Dragões, a razão disso podia ser o fato de a história da personagem teve de ser esticada para acompanhar o compasso de personagens que tinham histórias mais longas. A intenção dos roteiristas era que seu arco fossem além do quinto livro junto com os outros personagens.
Não era o episódio que merecíamos, mas é o episódio que precisamos agora…
O episódio foi bem sólido, teve um roteiro bem escrito e nos deu um gostinho de cada arco de maneira bem distribuída. Game of Thrones é uma série complicada, existem muitos personagens e muitas tramas e no decorrer das temporadas a série sempre costuma omitir alguns núcleos em alguns episódios para poder focar em outros seguindo um revezamento, portanto quando ela opta por apresentar muitos personagens em um episódio só, a sensação é de que as tramas caminharam pouco. Mas é de um season premiere que estamos falando, e este cumpre muito bem o seu papel que é te ambientar e te deixar ansioso por tudo que está por vir, e vamos seguir unidos na corrente de orações pelo nosso amigo Jon Snow, já que a esperança é a última que morre! E pouco a pouco a hora dela vem chegando, já que os personagens seguem morrendo um por um. Mulher de Vermelho, ou melhor, Velha de Vermelho, nos ajude!
Destaque de maior mistério do episódio fica para os cachorros dos soldados de Ramsay Bolton, que sumiram logo após o combate.
Game of Thrones está sendo exibida todos os domingos às 22h no canal pago HBO.
Notas: (As notas podem conter spoilers mínimos dos próximos episódios)
(1) O Dosh Khaleen é um grupo de anciãs dothraki que vivem em Vaes Dothrak. Todas elas já foram uma Khaleesi, esposas de Khals que já morreram. São as únicas residentes fixas da única cidade dothraki. São reverenciadas por todos e servem como videntes e somente eunucos às servem.