Clube de Livros: Intrínsecos

Alguns anos atrás os clubes literários tinham como principais características o encontro das pessoas em determinado lugar para fazerem leituras coletivas/dinâmicas do livro escolhido, seguido de lanche e debates, que muitas vezes, eram acalorados. Dessas reuniões saíram gerações inteiras de leitores, que mantiveram vivo o amor pelo incrível mundo das letras.

Hoje em dia, com a popularização das novas tecnologias e a grande disputa pela atenção dos leitores, as editoras têm buscado, cada vez mais, formas de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Foi pensando nisso que algumas delas tem se apropriado do conceito do clube do livro e relançado essa ideia com uma nova roupagem – são as caixas temáticas.

As caixas temáticas existem aos montes e basicamente consistem no envio de um livro surpresa com diversos brindes mediante assinatura – que pode ser mensal ou anual; sendo que o grande sucesso se dá graças as redes sociais, nas quais os assinantes fazem a divulgação e criam canais de diálogo para debater a história trazida pelo autor.

Com essa nova forma de vivenciar a leitura, existem muitas editoras e sites que oferecem assinatura de livros, a exemplo do Skoob, o Tag Literário e a Intrínseca – e é justamente desta última que vamos falar.

A partir daqui contém Spoilers.

Intrínsecos

Intrínsecos é o nome do clube de leitura da editora Intrínseca, que por estar completando 15 anos de sua fundação, resolveu presentear os fãs com uma nova ideia.

O diferencial deste clube é que os livros enviados são inéditos no Brasil, possuem capa dura e a arte gráfica foi feita sob medida para que eles se tornassem peças únicas na coleção do leitor.

Adesão e informações relevantes

Para fazer parte do clube o leitor precisa efetuar uma assinatura pelo site, sendo que há o plano mensal (54,90 + frete) e o anual (49,90 + frete). As caixas são enviadas pelo correio via Registro Impresso Módico – serviço exclusivo para livros -, e tem o prazo de entrega que varia entre 7 a 10 dias úteis.

Caixas Anteriores

A grande inauguração do clube aconteceu em Outubro, com o livro O Desaparecimento de Stephanie Mailer de Joel Dicker – que já tinha feito bastante sucesso no Brasil com a obra A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert

Com uma cor amarelo vibrante e brindes que lançam os leitores ainda mais na história, a primeira caixa serviu para mostrar que o Intrínsecos veio para ficar. 

Caixa 01 da Intrínseco

Novembro chegou trazendo o livro Os Prós e os Contras de Nunca esquecer, de Val Emmich, mostrando que essa experiência será marcada por surpresas e histórias com temas dos mais variados. 

Caixa 02 – Intrínseco

Caixa 03 – Dezembro

Para o lançamento da terceira caixa a equipe da Intrínseca resolveu não fazer mistério com o livro que seria lançado e foi o próprio autor, Markus Zusak que fez o anúncio através de uma carta aos leitores.

Confesso que a escolha pelo Zusak fez com que eu corresse para garantir logo o meu exemplar. Para quem não o conhece, ele é a mente brilhante por trás do A Menina que Roubava livros, obra que fez com que todos parassem para escutar a história que a morte resolveu nos contar.

Voltando a caixa, o livro escolhido foi O Construtor de Pontes e conta a história de Clay e seus quatro irmãos, retratando a jornada dessa família. 

Caixa 03 – Intrínseco

Além do livro O Construtor de Pontes fazem parte da edição: a revista temática, dois cartões postais, uma ecobag lindíssima, um broche e papeis de anotação. 

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.