Celebrando o Dia do Leitor

Ao longo da história, uma das coisas mais democráticas que existe é a literatura.

Rica em histórias, contos, fantasias, ensinamentos; é certo que ela possui todos os elementos que dá vida ao imaginário popular, mexendo com as nossas emoções.

E hoje, 07 de Janeiro, é um dia especial para todos àqueles que encontram morada nas páginas de livros, jornais e revistas – é o dia do leitor.

Para quem não conhece a história, essa data foi escolhida como forma de homenagear o jornal cearense “O Povo“, criado em 07 de Janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Esse veículo se tornou uma referência ao combater a corrupção e divulgar fatos políticos da época, além de servir como propaganda do movimento modernista literário cearense através do extra “Maracajá“.

A você caro leitor, deixamos o nosso agradecimento por nos acompanhar e como presente deixamos as dicas de leitura abaixo:

Almas Gêmeas (Nicholas Sparks)

Hope Anderson está numa encruzilhada. Aos 36 anos, ela namora o mesmo homem há seis, sem perspectiva de casamento. Quando seu pai é diagnosticado com ELA, Hope resolve passar uma semana na casa de praia da família, na Carolina do Norte, para pensar nas difíceis decisões que precisa tomar em relação ao próprio futuro.

Tru Walls nasceu numa família rica no Zimbábue. Nunca esteve nos Estados Unidos, até receber uma carta de um homem que diz ser seu pai biológico, convidando-o a encontrá-lo numa casa de praia na Carolina do Norte. Intrigado ele aceita e faz a viagem.

Quando os dois estranhos se cruzam na praia, nasce entre eles uma ligação eletrizante e imediata. Nos dias que se seguem, os sentimentos que desenvolvem um pelo outro os obrigam a fazer escolhas que colocam à prova suas lealdades e reais chances de felicidade.

Lançado no Brasil pela editora Arqueiro, este novo romance do nosso queridíssimo Nicholas Sparks, promete nos emocionar ao abordar as muitas facetas do amor, os arrependimentos que acumulamos ao longo da vida e a inquebrável esperança que mantém vivo os nossos sonhos.   

Uma Chance de Lutar (Elizabeth Warren)

Como uma mãe de classe média se tornou uma das senadoras mais influentes dos Estados Unidos.
Um dos nomes mais relevantes na corrida presidencial dos Estados Unidos em 2016, a senadora Elizabeth Warren é um retrato perfeito da realização do sonho americano: filha de um zelador e uma telefonista, venceu as dificuldades da família e o lugar-comum da época, de que o principal objetivo de toda mulher era conseguir um bom casamento. Tornou-se professora em
Harvard, atuou como consultora do Congresso americano e assistente do presidente Barack Obama na implantação de uma agência nacional de proteção financeira do consumidor e, aos 62 anos, elegeu-se senadora pelo estado de Massachusetts.
Especializada na Lei de Falências americana, Elizabeth projetou-se nos cenários acadêmico e político ao comprovar, com uma série inédita de estudos e levantamentos de dados financeiros, que, diferentemente do que se pregava, a falência não é resultado exclusivo de más escolhas dos endividados, mas também dos abusos cometidos pelas instituições financeiras. Dessa constatação em diante, sua carreira tornou-se uma batalha constante em favor da proteção das famílias em situação de endividamento – uma vez resguardadas das arbitrariedades bancárias, todas as pessoas podem ter uma chance de lutar, assim como ela teve um dia.

Uma aposta da editora Intrínseca, no mercado brasileiro, Elizabeth nos mostra a sua fibra que a tornou vencedora e o seu rico conhecimento sobre conceitos do sistema financeiro. Além de através de sua história, mostrar que a vida é feita por vitórias e derrotas, mas que nem por isso devemos deixar de lutar as batalhas que acreditamos.

Prisioneiros da Mente (Augusto Cury)

“Um magnata poderoso. Um império tecnológico. E uma família dilacerada. Theo Fester conseguiu vencer uma infância de pobreza e bullying para se tornar um empreendedor mundialmente conhecido. Sua vida pessoal, entretanto, não seguiu o mesmo caminho: ele e seus filhos vivem uma farsa, se digladiando por poder e atenção. Ao se dar conta de que sua família está aprisionada por cárceres mentais, Theo precisará se reinventar mais uma vez e mudar radicalmente seus relacionamentos, antes que seja tarde demais.”.

A HarperCollins traz esse lançamento de um dos meus autores favoritos, Augusto Cury. Utilizando de sua teoria da gestão da emoção, nesse livro acompanhamos a história da família Fester, que apesar do sucesso financeiro, é pobre afetivamente. Um livro cheio de passagens para grifarmos e que nos reserva inúmeras emoções.

Pedro Cardoso

Editor do Capacitor, apaixonado por games, filmes e literatura sci-fi/fantástica.