Cartunista vai preso na Índia
O cartunista Aseem Trivedi compareceu hoje a corte em Mumbai, onde está sendo acusado. Ele continuará preso de forma preventiva pelo próximo mês, enquanto seu caso será julgado. Ele se recusou a pagar fiança e pode ser preso por até 3 anos.
E pelo que?
Ele está sendo acusado de insultar a constituição e a bandeira indiana. Aseem faz parte de um grupo contra a corrupção e vinha fazendo desenhos nesse sentido. O presidente do Conselho de Imprensa Indiano disse aos jornais que prende-lo é um absurdo e que deveriam ser presos aqueles que fizeram isso, ao mesmo tempo um ex-juiz da Suprema Corte disse que desenhos nunca deveriam ser considerados crimes e que os políticos precisam aprender a respeitar críticas.
Nem tenho muito o que dizer, os dois acima falaram o simples e obvio: Arte é uma forma de se expressar e quando usado como ferramenta de crítica deveria ser aceito como tal. Mas é complicado, por aqui não temos mais isso, mas a cada dia, cada vez mais tudo é “isso é errado”, “politicamente correto”, etc… tenho medo que estejamos nos caminhando para a volta da censura por aqui também, mesmo acreditando que isso seja quase impossível. Lá é outra cultura, bem diferente e ainda muito fechada em alguns aspectos (comparada a nossa), esse “ser fechado” -também- é utilizado como forma de controle, mas não tenho muito como julgar esse caso sem ter pleno conhecimento de tudo que ocorre por lá, mas também considero um absurdo que ele tenha sido preso e espero que seja solto logo.
Críticas são sempre bem vindas, principalmente se forem dadas de forma construtiva.